Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sindicato dos Técnicos Bancários quer comprar uma parte do Novo Banco

Ideia do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários é ajudar a completar o negócio pretendido pelo Estado português e pelo Lone Star, reservando uma pequena percentagem do banco para os trabalhadores.

Sindicato dos Técnicos Bancários quer comprar uma parte do Novo Banco
Notícias ao Minuto

14:45 - 21/02/17 por Bruno Mourão

Economia Banca

Não é uma solução inédita em Portugal, mas não deixa de ser um pedido 'sui generis' tendo em conta os contornos do negócio que têm sido revelados a pouco e pouco pela imprensa económica nacional. 

De acordo com um comunicado oficial, o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) está interessado em ficar com uma parte do capital do Novo Banco, ajudando a garantir o sucesso da operação e a defesa dos direitos dos trabalhadores. 

"Tendo em consideração o noticiado convite formulado pela Lone Star a vários investidores portugueses para participarem no capital do Novo Banco, sendo este o Sindicato mais representativo dos trabalhadores bancários portugueses, não pode alhear-se da sua responsabilidade, pelo que está disponível para estudar uma eventual participação no capital do Novo Banco", refere o texto divulgado no site do sindicato. 

"O SNQTB, de boa-fé, está convicto que a Lone Star implementará um projeto com base na manutenção do valor, no crescimento do Banco e na valorização dos trabalhadores de um dos mais eficientes bancos europeus. Porém, este Sindicato não estará disponível para participar em projetos que, aproveitando a fragilidade negocial e a perda de autonomia financeira da República Portuguesa, redundem na destruição de valor ou na eliminação de postos de trabalho." 

"Neste pressuposto, o SNQTB manifestou a sua intenção de ser parte ativa no processo de aquisição do Novo Banco, através de cartas enviadas, no passado dia 16 de fevereiro, ao Governador do Banco de Portugal e ao Fundo de Resolução", conclui o Sindicato, antes de assegurar que " assumirá as suas responsabilidades, defendendo os seus sócios, com a absoluta convicção de que o Novo Banco é e será uma instituição viável e com futuro". 

Recorde-se que esta segunda-feira o Banco de Portugal anunciou que o processo de venda do Novo Banco tinha entrado numa nova fase, na qual as negociações serão feitas exclusivamente com o fundo norte-americano Lone Star. Até agora, nenhuma das partes envolvidas no negócio contactou os sindicatos para convidarem os trabalhadores a fazer parte do capital do 'banco bom' do antigo BES.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório