Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo aponta exemplo de empresa que cria riqueza "onde parece difícil"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apontou hoje o grupo Olano, que opera a partir da Guarda, como um exemplo do que deve ser feito para criar riqueza em Portugal "onde parece difícil".

Marcelo aponta exemplo de empresa que cria riqueza "onde parece difícil"
Notícias ao Minuto

20:20 - 05/12/16 por Lusa

Economia Grupo

"Não é longe, é perto, porque verdadeiramente parece que estamos longe do mar e do litoral, mas estamos no centro daquilo que é o relacionamento entre Portugal e os mercados para onde vão os nossos produtos", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, durante uma visita às instalações do grupo do setor da logística e transportes.

O grupo Olano, que tem sede em Saint Jean de Luz, no país basco francês, está instalado desde 2009 na Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) da Guarda.

O Presidente da República frisou que, ao estar instalado na Guarda, o grupo se encontra "no centro geográfico e no centro económico" e, por isso, "é bom que haja mais um investimento" previsto para o próximo ano.

Na sua opinião, "Portugal anda para a frente com empresários amigos, que parece que vêm de longe mas já são quase portugueses, que recorrem a empresas portuguesas, que têm responsáveis portugueses, que são apoiados por municípios e com trabalhadores e trabalhadoras portuguesas".

"Estão aqui a receber e a distribuir produtos portugueses e vão distribui-los não apenas em Portugal, mas lá fora. Isto é promover Portugal", realçou.

Por isso, Marcelo Rebelo de Sousa disse fazer questão de voltar à Guarda quando o grupo Olano inaugurar o investimento de cerca de 7,5 milhões de euros que vai fazer durante o primeiro semestre de 2017.

"Podíamos combinar para o final de junho", propôs o Presidente da República.

O diretor da Olano em Portugal, João Logrado, disse que podiam marcar para 10 de junho, tendo Marcelo Rebelo de Sousa respondido que esse dia já é "uma ocasião já muito preenchida".

Ficou então acertado que voltaria "a partir de 12/13 de junho" para agradecer mais um investimento.

"Eu vou fingir que não sei que o senhor presidente da Câmara [da Guarda] se recandidata [às eleições autárquicas], porque senão dirão que venho à sua campanha eleitoral. Não, venho cá pela Olano", afirmou.

Durante a visita, os responsáveis do grupo Olano ofereceram uma bengala tradicional do país basco francês a Marcelo Rebelo de Sousa, que prometeu guardá-la no gabinete no Palácio de Belém.

"Mas tem que ser com cuidado, não vá haver algum chefe de Estado estrangeiro que goste e que me peça. Não é levar, é que me peça", gracejou.

João Logrado explicou à agência Lusa que a bengala simboliza "o reconhecimento por alguém" e "é um sinal de carinho por essa pessoa".

"Antigamente era utilizada pelas pessoas quando faziam as suas caminhadas até Santiago de Compostela, para que pudessem ter uma ajuda a caminhar, mas também uma proteção para se defender de alguns ataques, porque no final tem um espigão em ferro que é também uma arma de defesa", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório