Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"A probabilidade de um 'crash' nos mercados é agora muito elevada"

Um dos principais bancos de investimento do mundo avisou os clientes que poderá estar a aproximar-se um colapso parcial das ações. As circunstâncias atuais são consideradas de elevado risco.

"A probabilidade de um 'crash' nos mercados é agora muito elevada"
Notícias ao Minuto

15:37 - 12/10/16 por Bruno Mourão

Economia HSBC

As principais economias a crescerem a baixo ritmo, a inflação em níveis próximos de zero, o petróleo a valer uma pequena parte do valor habitual e os mercados a subirem: Este pode parecer um cenário familiar, mas não estamos a falar dos dias de hoje. 

Em 1987, a economia mundial estava num contexto muito semelhante ao atual, acabando por pressionar os mercados até ao fatídico 'crash' de 19 de outubro de 1987. O colapso das bolsas começou na Ásia e chegou lentamente à Europa e Estados Unidos, acabando por apagar mais de 40% do valor dos maiores mercados do mundo no espaço de duas semanas. 

Chegados a 2016, os mercados estão agora num dilema muito semelhante: as dificuldades económicas são idênticas, as respostas à crise também e, segundo os analistas do HSBC, as variações das bolsas mundiais espelham quase totalmente os dias anteriores à queda de outubro de 1987. 

Segundo o Business Insider, os analistas do HSBC emitiram por isso um "alerta vermelho" aos clientes. 

"Desde que o Dow Jones se mantenha acima dos 17.992 pontos e o S&P 500 não caia para menos de 2.116 pontos, os touros (investidores que apostam na subida da bolsa) têm uma hipótese. No entanto, se esses valores forem quebrados e os mercados fecharem abaixo desse nível, algo que parece cada vez mais provável, seria um sinal claro de que está a começar o festim dos ursos (investidores que apostam na queda da bolsa)", avisa o analista do HSBC Murray Gunn, antes de concluir: "A probabilidade de uma queda forte nos mercados acionistas é agora muito elevada".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório