Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Crescimento nacional abranda para 0,8% no segundo trimestre

Economia nacional tinha dado vários sinais negativos nos últimos boletins estatísticos do INE e agora, confirma-se o pior. A produção nacional está a afastar-se cada vez mais dos objetivos definidos no Orçamento.

Crescimento nacional abranda para 0,8% no segundo trimestre
Notícias ao Minuto

09:34 - 12/08/16 por Bruno Mourão com Ana Lemos

Economia INE

O ambicioso objetivo de apostar numa forte procura interna para dar maior robustez à economia parece não estar a ter o efeito real que o Governo esperava. Mais uma vez, os dados económicos negativos divulgados nas últimas semanas foram confirmados num crescimento dececionante, abaixo das metas assumidas pelo Executivo e que servem de base ao Orçamento do Estado deste ano.

"O Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, um aumento de 0,8% em volume no 2º trimestre de 2016 (variação de 0,9% no trimestre anterior)", revela o Instituto Nacional de Estatística em comunicado oficial divulgado esta manhã.

As más notícias, infelizmente, não acabam aqui: "O contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu significativamente, observando-se um crescimento menos intenso do consumo privado e uma redução mais expressiva do investimento".

Ainda assim, "comparativamente com o 1º trimestre, o PIB registou uma taxa de variação de 0,2% em termos reais (taxa idêntica à verificada nos dois trimestres anteriores). A procura externa líquida contribuiu positivamente, enquanto a procura interna registou um contributo nulo".

Desde o primeiro trimestre de 2015, o ritmo de queda do PIB nacional tem sido constante, passando de 1,7% no final de março de 2015 para os atuais 0,9%. 

[Notícia atualizada às 10h05]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório