Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Banco de Moçambique determina forte aumento nas taxas de juro

O Banco de Moçambique aumentou hoje as taxas de juro de referência em três pontos percentuais, nos créditos e nos depósitos, face a uma inflação anual de 19,7%, justificando que o país precisa de medidas "muito fortes e inadiáveis".

Banco de Moçambique determina forte aumento nas taxas de juro
Notícias ao Minuto

16:21 - 21/07/16 por Lusa

Economia Banca

A taxa de juro de referência passa para os 17,25% nos créditos e 10,5% nos depósitos, anunciou o governador do banco central, Ernesto Gove, em conferência de imprensa realizada após a reunião mensal do Comité de Política Monetária do BM.

O BM determinou igualmente o aumento do coeficiente de reservas obrigatórias para os passivos em meticais em 250 pontos base para 13%, com efeitos a partir de 22 agosto, mantendo o valor em vigor em moeda estrangeira.

"A Inflação tem vindo a crescer de modo significativo, estando a inflação anual de Maputo a rondar os 17,75% e, se olharmos para a inflação de Moçambique, já vai nos 19,7%", explicou Ernesto Gove, acrescentando que este cenário levou o BM a tomar medidas que, no curto-prazo, "são muito fortes, de algum sacrifício, necessárias e inadiáveis".

O governador do banco central espera que estas decisões monetárias, alinhadas com outras de restrição fiscal, anunciadas pelo Governo num orçamento retificativo na semana passada, possam dar resultados no próximo ano.

"Não há efeitos imediatos quando se tomam estas medidas, há um 'lag' [atraso] que é necessário. O que esperamos é que em 2017, talvez lá para o final do primeiro trimestre, consigamos ver uma tendência para a melhoria dos indicadores macroeconómicos", declarou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório