Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente polaco quer manutenção do equilíbrio entre investimento português e impostos

O Presidente polaco, Andrzej Duda, disse hoje em Lisboa que o seu país pretende "manter o equilíbrio relacionado com as empresas portuguesas e os respetivos impostos" que são pagos no seu país.

Presidente polaco quer manutenção do equilíbrio entre investimento português e impostos
Notícias ao Minuto

17:30 - 27/04/16 por Lusa

Economia Andrzej Duda

"Não podemos entrar de rompante em normas não razoáveis ou exorbitantes e, assim sendo, queremos manter o equilíbrio relacionado com as empresas portuguesas e os respetivos impostos pagos na Polónia", disse.

O chefe de Estado polaco respondia a uma questão de um jornalista polaco no decurso de uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa, que no final da manhã o recebeu no Palácio de Belém.

Andrzej Duda, que hoje efetuou uma visita de trabalho a Portugal no âmbito dos trabalhos preparatórios da cimeira da NATO, prevista para julho em Varsóvia, confirmou que a "problemática da cooperação económica entre Portugal e Polónia, a questão do investimento e das empresas portuguesas na Polónia, e a respetiva taxação, os impostos decorrentes da sua presença" no país, foi um dos assuntos abordados no encontro com Marcelo Rebelo de Sousa.

"Cada país implementa a sua própria política de impostos, e temos de implementar a política sustentável e razoável em relação às empresas portuguesas presentes na Polónia", assinalou ainda.

No dia 25 de janeiro, o ministério das Finanças polaco anunciou que vai introduzir uma taxa que terá impacto nas cadeias de supermercados internacionais que operam na Polónia, como é o caso da portuguesa Jerónimo Martins ou da francesa Carrefour.

Apelidada de "taxa do supermercado", esta medida será aplicada a retalhistas que tenham lucros anuais superiores a 300 milhões de zloty (cerca de 67 milhões de euros).

O imposto será de 1,3% sobre os seus ganhos, referiu o ministro das Finanças polaco, em comunicado então citado pela agência noticiosa France Presse. Nas cadeias de supermercados que tenham lucros inferiores a 67 milhões de euros o imposto aplicado será de 0,7%.

O Ministério das Finanças polaco espera encaixar dois mil milhões de zloty (447 milhões de euros) com a imposição da taxa dos supermercados este ano.

O Governo adiantou que o dinheiro será usado para programas sociais.

O Ministério das Finanças considerou que a imposição da medida não irá aumentar os preços para os consumidores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório