Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

A 'K' Line Portugal reforça serviço nos portos de Lisboa e Leixões

A 'K' Line Portugal, filial portuguesa da companhia de navegação nipónica Kawasaki Kisen Kaisha, reforçou a capacidade do serviço que liga semanalmente os portos de Lisboa e Leixões ao Norte da Europa para "responder ao aumento" das exportações nacionais.

A 'K' Line Portugal reforça serviço nos portos de Lisboa e Leixões
Notícias ao Minuto

13:58 - 07/04/16 por Lusa

Economia Navegação

Em declarações à agência Lusa, a diretora-geral da 'K' Line Portugal, Isabel Azeredo, explicou que o relançamento do serviço IBESCO (Iberia, Europe, Scandinavia Loop), que a companhia opera há 23 anos, aconteceu esta semana e contempla o aumento de dois para quatro navios com capacidade para 8.000 toneladas, em vez das anteriores 6.000 toneladas.

Prevê ainda "mais escalas, cobertura e intermodalidade" no serviço, sendo Immingham e Grangemouth, ambos na costa leste do Reino Unido, os dois novos portos britânicos em que o IBESCO fará escala.

Com este reforço, a 'K' Line diz estar "a investir na regularidade e em reduzidos tempos de trânsito do 'loop'", que integra ainda os portos de Felixstowe e Teesport, no Reino Unido, de Aarhus, na Dinamarca (que a companhia é a única a escalar em Portugal) e de Gotemburgo, na Suécia.

Adicionalmente, acrescenta, serão disponibilizados contentores de 45 pés para acomodar 33 euro-paletes, "favorecendo assim a intermodalidade nas movimentações de cargas entre transportes marítimo e rodoviário".

Na base desta nova configuração do serviço de 'short sea' (transporte marítimo de curta distância) IBESCO a diretora-geral da 'K' Line diz estar "o crescimento do comércio internacional, assim como a transferência de modalidade de transporte de rodoviário para marítimo, cada vez mais competitivo na movimentação de mercadorias e mais sustentável, com tempos de resposta muito eficientes".

Por outro lado, diz, "a Europa continua a ser o principal parceiro de exportação português".

Em 2015 a 'K' Line Portugal movimentou 52 navios e cerca de 27.000 TEUs ('Twenty-foot Equivalent Unit', uma medida standard utilizada para calcular o volume de um contentor), dos quais 65% no mercado marítimo de curta distância, tendo este peso aumentado 12% face a 2014.

Segundo dados do Eurostat, entre 2005 e 2013 a média anual de crescimento em Portugal do peso do 'short sea' no transporte marítimo de mercadorias foi de 1,3%, tendo sido movimentadas 39,2 milhões de toneladas em 'short sea' em 2012 e 2013, um crescimento de 13,2%.

Dados sobre o comércio internacional recentemente divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que, apesar da queda nas exportações extracomunitárias (sobretudo devido ao abrandamento das economias emergentes), as vendas para os países da União Europeia aumentaram 4,5% homólogos em janeiro e 14,7% em relação a dezembro.

Constituída em janeiro de 2006 como resultado da 'joint venture' [parceria] entre a japonesa Kawasaki Kisen Kaisha (quarta maior companhia marítima do mundo) e o grupo português Garland Laidley, a 'K' Line Portugal disponibiliza em 'short sea', o serviço intra-europeu IBESCO e, em 'deep sea' (transporte marítimo de longa distância), serviços de/para o Extremo Oriente (EURCO), de/para os EUA (TASCO), de/para o Mediterrâneo (EMEX) e de/para o subcontinente indiano (IEX).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório