Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 19º

Vendas de componentes automóveis aumentam 5,6%

As vendas da indústria de componentes automóveis aumentaram 5,6% em 2014, face ao ano anterior, para 7.500 milhões de euros, 83% dos quais relativos a exportação, anunciou hoje a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA).

Vendas de componentes automóveis aumentam 5,6%
Notícias ao Minuto

15:33 - 20/01/15 por Lusa

Economia AFIA

De acordo com os dados da AFIA, os principais destinos das exportações do setor continuaram a ser Espanha e Alemanha, "seguidos de perto" por França e Inglaterra.

No total, estes quatro países representaram 70% do total das exportações, estando os restantes 30% distribuídos por outros países europeus e de fora da Europa, como os Estados Unidos e a China.

Segundo a associação, estes resultados refletem um "crescimento sustentado, apesar de relativamente moderado", em linha com o histórico do setor.

Neste contexto, a associação descreve 2014 como um "ano positivo" para a indústria de componentes automóveis, sendo também "positiva" a "constância" do destino das exportações, já que "mostra uma fidelização na relação cliente-fornecedor que é fundamental para o contínuo crescimento da atividade".

Um fator que, salienta, "se torna ainda mais relevante se tivermos em conta que as empresas estão a competir num mercado global, caracterizado por uma capacidade produtiva superior à procura".

A AFIA representa em Portugal os fornecedores de componentes para a indústria automóvel, que agrega cerca de 200 empresas com sede ou laboração em Portugal, com um volume de emprego direto na ordem das 41.000 pessoas e que, em 2014, representou 4,1% do Produto Interno Bruto (PIB), 12% das exportações nacionais de bens e 5,6% do emprego da indústria transformadora.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório