Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Nunca foi apresentado um pedido de recapitalização pública pelo BES"

A ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, disse hoje que nunca foi apresentado ao Governo qualquer plano de recapitalização pública para o BES, e portanto tal cenário nunca foi apreciado.

"Nunca foi apresentado um pedido de recapitalização pública pelo BES"
Notícias ao Minuto

16:55 - 19/11/14 por Lusa

Economia Ministra das Finanças

"Nunca foi apresentado ao Governo qualquer pedido de recapitalização pública pelo BES", seja por acionistas ou pelo Banco de Portugal (BdP), declarou a ministra na intervenção inicial da sua audição na comissão de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES).

"Naturalmente", acrescentou a governante, o executivo "nunca apreciou" uma eventual hipótese de recapitalização pública do BES.

O Público noticiou hoje que o Governo ponderou uma ajuda pública ao BES, hipótese, diz o jornal, levantada por Carlos Costa, governador do BdP.

Maria Luís Albuquerque está a ser ouvida pelos deputados desde as 15:00, naquela que é a segunda audição do dia da comissão de inquérito ao caso BES, depois de Fernando Teixeira dos Santos, antigo ministro das Finanças do PS, ter estado no parlamento de manhã.

A comissão de inquérito arrancou na segunda-feira (dia 17 de novembro) e terá um prazo de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado, e tem por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

A 03 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório