Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

Reino Unido. Inflação diminui para 2,3% em abril, mínimo de quase 3 anos

A inflação homóloga no Reino Unido desacelerou para 2,3% em abril, contra 3,2% em março e o nível mais baixo em quase três anos, informou hoje o Office for National Statistics (ONS).

Reino Unido. Inflação diminui para 2,3% em abril, mínimo de quase 3 anos
Notícias ao Minuto

10:05 - 22/05/24 por Lusa

Economia Reino Unido

Esta descida acentuada aproxima a inflação do objetivo de 2% fixado pelo Banco de Inglaterra.

A queda deveu-se à redução dos preços do gás e da eletricidade, bem como dos bens domésticos e do mobiliário, embora o preço dos combustíveis tenha aumentado, segundo o ONS.

O chefe de economia do ONS, Grant Fitzner, disse que houve outra "queda acentuada" da inflação devido a "uma descida dos preços da eletricidade e do gás", enquanto os preços dos produtos alimentares também continuaram a recuar.

Um porta-voz do Departamento do Tesouro afirmou que o Governo "protegeu corretamente milhões de empregos durante a pandemia e pagou metade das contas de energia das pessoas depois de a invasão da Ucrânia pelo (Presidente russo Vladimir) Putin ter feito disparar as contas".

"A economia está a dar a volta, com um forte crescimento neste trimestre e uma inflação próxima do objetivo, o que nos permite reduzir os impostos", acrescentou.

A inflação continua a sua tendência descendente depois de ter subido para mais de 11% em 2022, na sequência do aumento dos preços da energia devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Espera-se que o Banco de Inglaterra comece a cortar este ano as taxas de juro, atualmente em 5,25%, o nível mais alto desde 2008.

Leia Também: Oxford Economics prevê novo aumento de taxas do Banco Nacional de Angola

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório