Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 26º

Vai de férias? Dicas para não ser enganado no arrendamento de casa

Esteja atento a qualquer tipo de tentativa de burla.

Vai de férias? Dicas para não ser enganado no arrendamento de casa
Notícias ao Minuto

08:34 - 15/06/24 por Notícias ao Minuto

Economia Férias

A chegada do calor lembra-nos que é tempo de começar a organizar as nossas férias. Embora muitos já tenham tudo planeado atempadamente, outros há que poderão ter deixado tudo para a última e que precisem de dicas para não ter de abrir cordões à bolsa ou serem enganados numa altura em que as vagas já serão poucas e os preços já serão mais elevados.

Apesar de para muitos proprietários as férias são um dos momentos mais aguardados para fazer dinheiro, por parte de quem arrenda persiste sempre algum receio de se poder ser enganado com as muitas fraudes que existem online, como por exemplo anúncios de casas falsas, salienta o 20 minutos.

Se está a pensar ir viajar no verão, não perca mais tempo e siga as seguintes dicas, para que tudo corra bem:

  • Não clique em anúncios pelos quais não estava à espera. Em muitos casos, os burlões tentam contactar possíveis vítimas de forma direta, enviando-lhes anúncios para contactos pessoais, como o email ou o telemóvel. Assim, aconselha-se que não abra emails nem mensagens sobre arrendar casas, se não estava à espera, pois estes podem levá-lo para sites falsos.
  • Cuidado com as ofertas demasiado boas. Muitas vezes, são os anúncios com os preços mais baixos que atraem mais a atenção dos utilizadores, uma vez que todos queremos desfrutar o máximo possível pelo preço mais baixo. No entanto, é aconselhável ter cuidado com os alojamentos excessivamente baratos, uma vez que os burlões utilizam estes descontos como chamariz para atrair clientes. Para perceber se esse preço faz sentido, procure outros alojamentos idênticos, na mesma zona, e compare os valores.
  • Se exigirem prazos de pagamento, desconfie. Se lhe disserem que tem de pagar a reserva num prazo, por exemplo, de horas, porque há mais interessados, lembre-se que essa é só uma estratégia para apressá-lo a tomar uma decisão que nem sempre é a mais acertada. Não ceda a pressões e tome o tempo que precisar para fazer questões e garantir que aquele é o local que quer alugar.
  • Comprove a veracidade do anúncio. Desconfie de anúncios que contenham erros ortográficos. Além disso, pode também procurar a localização exata no Google Maps para verificar se o exterior corresponde às fotografias do anúncio.
  • Obter os dados de contacto do arrendatário. Se estiver a arrendar a um particular, é importante verificar se o imóvel é propriedade da pessoa que o está a arrendar. Um sinal que pode indiciar que se trata de uma burla é o facto de a pessoa não querer fornecer um número de contacto ou afirmar que se encontra no estrangeiro. 
  • Alugar sempre com um contrato. A assinatura de um contrato é essencial. O documento deve incluir todas as informações relativas ao valor da renda, ao depósito, à caução, ao período de estadia e ao método de entrega e devolução das chaves, entre outras.
  • Não forneça mais dados do que os necessários. Sob o pretexto de celebrar um contrato, os burlões podem pedir-lhe dados pessoais, que são desnecessários.  Recorde-se que os autores de fraudes podem utilizar os seus dados para roubar a sua identidade e continuar a enganar outras pessoas. 

Leia Também: Ministros das Finanças falham acordo sobre IVA em diferentes plataformas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório