Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Espanha. Salário mínimo vai subir 8% para 1.080 euros

A medida vai beneficiar cerca de dois milhões de trabalhadores.

Espanha. Salário mínimo vai subir 8% para 1.080 euros
Notícias ao Minuto

15:39 - 31/01/23 por Notícias ao Minuto

Economia Espanha

O governo espanhol chegou a acordo, esta terça-feira, com os sindicatos para aumentar o salário mínimo no país em 8% para 1.080 euros ainda este ano. Ao que indica o El País, a medida vai beneficiar cerca de dois milhões de trabalhadores e surge depois de várias reuniões entre representantes do governo espanhol e dos sindicatos. 

Com este acordo, explica o mesmo jornal, o executivo da vizinha Espanha aproxima-se do seu compromisso de aumentar o salário mínimo para atingir 60% do salário médio no país. 

Esta medida surge numa altura em que a inflação 'pesa' no bolso dos cidadãos. O governo espanhol decidiu, em resposta, aumentar as pensões em 8,5% este ano e melhorou o salário dos funcionários públicos.  

Os preços em Espanha subiram 5,8% este mês, comparando com janeiro de 2022, segundo uma estimativa oficial divulgada na segunda-feira que, a confirmar-se, revela a primeira subida da inflação no país (numa décima) em cinco meses.

A taxa de inflação (subida dos preços comparando com o mesmo mês do ano anterior) foi de 10,5% em agosto, 8,9% em setembro, 7,3% em outubro, 6,8% em novembro e 5,7% em dezembro em Espanha, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.

Espanha fechou o ano passado com a inflação mais baixa da União Europeia, depois de no primeiro semestre de 2022 ter tido dos valores mais elevados e de em julho ter registado a taxa mais alta no país desde 1984.

Em jeito de comparação, em Portugal o salário mínimo nacional aumentou 21,6% entre 2018 e 2022, enquanto em Espanha subiu 35,9% no período em análise.

[Notícia atualizada às 15h55]

Leia Também: Ecco. Trabalhadores em greve parcial por aumento salarial na produção  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório