Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

É cliente Banco CTT? Comissão de manutenção será cobrada em julho

Banco vai começar a cobrar comissão de manutenção de conta, sendo que há três exceções. Além disso, apesar de o novo preçário entrar em vigor no segundo trimestre do ano, esta comissão só será cobrada em julho, confirmou fonte oficial do Banco CTT ao Notícias ao Minuto.

É cliente Banco CTT? Comissão de manutenção será cobrada em julho
Notícias ao Minuto

08:40 - 20/01/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia Banco CTT

O Banco CTT vai começar a cobrar comissão de manutenção de conta, conforme o Notícias ao Minuto tinha já avançado, mas apesar de o novo preçário entrar em vigor no segundo trimestre, os clientes só terão de pagar esta comissão a partir de julho.

"O novo preçário entra em vigor no 2.º trimestre de 2022, no entanto a cobrança da comissão de manutenção de conta ocorrerá a partir de julho de 2022 dando oportunidade aos clientes para fortalecer a sua relação com o Banco e isentar a comissão de manutenção de conta", disse fonte oficial do Banco CTT ao Notícias ao Minuto.

Isto porque, explicou a mesma fonte, ficarão isentos desta comissão os "clientes com menos de 25 anos, os primeiros titulares e as contas com cartão de débito associado". 

Seja como for, os clientes que não estiverem isentos desta comissão passarão a pagar, a partir de julho deste ano, uma comissão de 20 euros por ano, sendo que a este valor ainda acresce o imposto de selo (IS) - de 4%. Contas feitas são 20,80 euros por ano

Contudo, fonte oficial do Banco CTT explicou ao Notícias ao Minuto que esta comissão "será cobrada trimestralmente". Ou seja, o pagamento será de 5,20 euros de três em três meses. 

De acordo com a informação adiantada pela DECO, também a conta de serviços mínimos, que até agora era gratuita, "passará a ter um custo de 4,24 euros por ano (valor próximo do máximo permitido por lei), e os levantamentos ao balcão custarão 7,80 euros por operação, mais 67% do que até aqui". 

A Associação de Defesa do Consumidor nota, ainda assim, que "o valor anual que o Banco CTT vai passar a cobrar pela manutenção de conta representa menos de um terço do que é cobrado pela média dos bancos nacionais" e que não é o primeiro banco a anunciar aumentos das comissões este ano. 

O polémico tema das comissões bancárias levou o Parlamento a legislar em 2020, isentando e limitando algumas comissões bancárias, o que foi criticado pelos bancos.

Leia Também: Comissão de manutenção de conta? "Apenas 4 bancos não cobram", diz a DECO

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório