Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Jovens, candidaturas aos passes de viagens gratuitos na UE terminam hoje

Iniciativa da Comissão Europeia tem como objetivo oferecer 60.000 passes ferroviários gratuitos a europeus com idades entres os 18 e os 20 anos. As candidaturas terminam esta terça-feira.

Jovens, candidaturas aos passes de viagens gratuitos na UE terminam hoje
Notícias ao Minuto

07:25 - 26/10/21 por Beatriz Vasconcelos

Economia DiscoverEU

Terminam esta terça-feira, dia 26 de outubro, as candidaturas ao DiscoverEU, um programa da Comissão Europeia que tem como objetivo oferecer 60 mil passes de viagens gratuitos a jovens europeus, com idades entres os 18 e os 20 anos.

A organização espera que o número de candidaturas ascenda a 350.000. "Para muitos, esta é uma oportunidade de viagem pela primeira vez, então há muita procura", disse um porta-voz do programa, em resposta às questões colocadas pelo Notícias ao Minuto.

Além disso, este ano há uma novidade: os jovens de 19 ou 20 anos também podem candidatar-se, dado o adiamento da iniciativa devido à Covid-19. Por norma, a iniciativa destina-se apenas aos que têm 18 anos

Os candidatos escolhidos poderão viajar por um período máximo de 30 dias, entre março de 2022 e fevereiro de 2023. Além disso, poderão viajar sozinhos ou em grupos de cinco (todos dentro da faixa etária elegível). 

"Este projeto foi concebido para criar e fortalecer um sentido de comunidade europeia, especialmente entre as gerações mais novas que um dia vão moldar o futuro. Com as viagens, há um contato com diferentes culturas e pessoas que constituem a União Europeia, permitindo uma melhor compreensão dos diferentes membros, mas também da própria UE", acrescentou o mesmo porta-voz.

Questionado sobre se esta é uma forma de se falar sobre sustentabilidade com os mais novos, o porta-voz da iniciativa disse que esta questão tem sido prioritária para a UE e que "é extremamente importante estabelecer esse diálogo" com jovens, uma vez que terão "um grande papel a desempenhar na gestão das alterações climáticas e nos seus impactos". 

Os interessados podem submeter as suas candidaturas até esta terça-feira, às 12h00, através deste link. Para serem elegíveis para um passe de viagem, os jovens devem passar num questionário de seis perguntas de cultura geral sobre a UE e sobre outras iniciativas dirigidas aos jovens.

O porta-voz da iniciativa acrescenta que as edições anteriores do DiscoverEU foram bem-sucedidas e adianta que esta é uma oportunidade de os participantes lidarem com "diferentes culturas e idiomas", o que poderá ter impacto no futuro. 

Leia Também: DiscoverEU está de volta. Jovens, há 60 mil passes de viagem gratuitos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório