Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O que muda na forma como o BCE toma as decisões em quatro pontos

O objetivo primordial do BCE mantém-se inalterado, lembra o Banco de Portugal. "As decisões de política monetária pretendem, como até aqui, assegurar a manutenção da estabilidade de preços na área do euro", acrescenta.

O que muda na forma como o BCE toma as decisões em quatro pontos
Notícias ao Minuto

10:10 - 13/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia BCE

O Banco Central Europeu (BCE) concluiu, na semana passada, a revisão da sua estratégia de política monetária, após 18 meses de auscultação dos cidadãos, empresas e autoridades europeias e de "muita reflexão", lembra o Banco de Portugal (BdP). 

De acordo com o supervisor da banca português, o "objetivo primordial do BCE mantém-se inalterado", contudo, a estratégia a seguir sofreu algumas alterações. São as seguintes: 

  • Há uma nova meta de inflação. "As decisões de política monetária passam a ser tomadas com a intenção de assegurar que a inflação na área do euro se situe em 2% no médio prazo. O BCE encara este objetivo de forma simétrica, o que significa que inflação tanto abaixo como acima da meta de 2% é indesejável. Até aqui, o BCE pretendia que a inflação, medida pelo índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), se situasse num nível abaixo, mas próximo de 2% no médio prazo."
  • O IHPC continua a ser o índice de preços utilizado nas decisões de política monetária. "No entanto, o BCE reconhece que a inclusão dos custos da habitação ocupada pelo proprietário no IHCP representaria melhor a taxa de inflação relevante para as famílias. A inclusão destes custos no índice de preços é um projeto de longo prazo, que será de responsabilidade do Eurostat, a autoridade estatística da União Europeia. Entretanto, o BCE usará estimativas iniciais dos custos da habitação ocupada pelo proprietário no seu conjunto alargado de indicadores de inflação."
  • As alterações climáticas são incluídas nas avaliações. "Sempre que estiver a considerar a tomada de decisões de política monetária, o BCE incluirá os fatores climáticos nesta análise, porque as alterações climáticas têm implicações para a estabilidade de preços. Para o efeito, o BCE apresentou um plano de ação até ao final de 2024 que integrará as alterações climáticas e os seus riscos nas avaliações no quadro de decisão do Eurosistema.
  • A comunicação das decisões do BCE é adaptada ao público em geral. "O BCE pretende que as suas medidas sejam compreendidas pelo público em geral e, por isso, vai adaptar a comunicação das decisões de política monetária. Há também o compromisso de que os encontros com os cidadãos europeus, lançados nos últimos 18 meses, passem a fazer parte dos instrumentos de comunicação regular do Eurosistema."

Leia Também: Euro desvaloriza após indicações do BCE de mudanças na política monetária

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório