Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Euro desvaloriza após indicações do BCE de mudanças na política monetária

O euro desvalorizou hoje face ao dólar, após declarações da presidente do Banco Central Europeu (BCE) em que indicou que mudanças na orientação da política monetária serão decididas na reunião de 22 de julho.

Euro desvaloriza após indicações do BCE de mudanças na política monetária
Notícias ao Minuto

19:24 - 12/07/21 por Lusa

Economia Moeda

Às 18:30 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1857 dólares, quando na sexta-feira sensivelmente à mesma hora negociava a 1,1867 dólares.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse hoje, em entrevista à agência de informação financeira Bloomberg, que na próxima reunião de 22 de julho serão decididas mudanças na orientação futura das medidas de estímulo monetário e que os investidores se devem preparar para alterações na política monetária.

Já o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, disse também hoje num fórum financeiro que o Conselho de Governadores decidirá em breve sobre mudanças no programa de compra de dívida criado para fazer face à crise pandémica e em outros programas de compra de ativos. Contudo, indicou, a retirada de estímulos será sempre gradual.

Nos Estados Unidos, a Reserva Federal (Fed) já discute a retirada gradual dos estímulos monetários.

Na semana passada, o BCE informou que tem uma nova estratégia de política monetária, que contempla um objetivo simétrico de inflação de 2% a médio prazo, uma meta mais flexível que admite desvios temporários e moderados da inflação. O objetivo é favorecer o crescimento económico.

O BCE já tinha iniciado a revisão da sua estratégia de política monetária no início de 2020, mas teve de adiá-la devido à pandemia de covid-19.

Leia Também: BCE aprovou em junho por amplo acordo ritmo de compra de dívida

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório