Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

DBRS mantém 'rating' B do Banco Montepio, com perspetiva "negativa"

A agência de notação DBRS manteve o 'rating' do Montepio em "B", com perspetiva "negativa", refletindo a "baixa rentabilidade", as "vulneráveis" reservas de capital e o "elevado" 'stock' de crédito malparado do banco, segundo um comunicado hoje divulgado.

DBRS mantém 'rating' B do Banco Montepio, com perspetiva "negativa"
Notícias ao Minuto

10:41 - 05/07/21 por Lusa

Economia DBRS

"A confirmação do 'rating' tem em conta as ações tomadas pelo banco, sob a nova presidência executiva [de Pedro Leitão], para fortalecer a sua folha de balanço, bem como recuperar a rentabilidade no médio prazo. No entanto, as classificações e a tendência negativa continuam a refletir a fraca rentabilidade do banco, as reservas de capital vulneráveis e o ainda elevado 'stock' de empréstimos de empréstimos não produtivos (NPLs)", indica a DBRS.

"Além disso -- acrescenta - o impacto da pandemia de covid-19 sobre o ambiente económico apresenta riscos adicionais para o balanço patrimonial e para o processo de reestruturação do banco".

Segundo a DBRS Morningstar, "dada a perspetiva negativa, é improvável uma subida dos 'ratings', embora a tendência possa mudar para 'estável' se o banco fortalecer as suas reservas de capital" e registar uma melhoria significativa na rentabilidade e na qualidade dos ativos".

Em sentido contrário, poderá ocorrer uma revisão em baixa da notação do banco "se a sua posição de capital enfraquecer ainda mais ou se a qualidade dos ativos se deteriorar".

"A DBRS Morningstar considera que a base de capital do Banco Montepio continua sob pressão. Considerámos que os desafios de capital que enfrenta, assim como a sua fraca rentabilidade, limitam a capacidade do banco para reduzir os NPLs", refere.

Leia Também: Julia Roberts mostra rara fotografia com o marido em dia especial

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório