Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Federação sindical considera Livro Verde insuficiente e quer negociar

O secretário-geral da Federação Sindical da Administração Pública, José Abraão, considerou hoje que o Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho não passa de "um diagnóstico incompleto" e exigiu que o Governo negoceie o conteúdo com os sindicatos.

Federação sindical considera Livro Verde insuficiente e quer negociar
Notícias ao Minuto

22:28 - 31/03/21 por Lusa

Economia Administração Pública

"O trabalho não passa só por aquilo que está no Livro Verde, não se pode promover a individualização das relações de trabalho, porque o trabalhador é a parte mais fraca da relação de trabalho", disse José Abraão à agência Lusa.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social apresentou hoje aos parceiros sociais a proposta de Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, que irá ser discutido no âmbito da Comissão de Concertação Social ao longo do mês de abril, para ser colocado à discussão pública em maio.

O Livro Verde defende, entre outras medidas, o alargamento do teletrabalho, independentemente de acordo com o empregador, a situações "no âmbito da promoção da conciliação entre trabalho e vida pessoal e familiar" e "em caso de trabalhador com deficiência ou incapacidade".

O documento diz que deve ficar assegurado que "não existe acréscimo de custos para os trabalhadores" em teletrabalho, assim como o "direito à desconexão ou desligamento profissional para os teletrabalhadores".

O regime de teletrabalho deve ser aplicado à Administração Pública, devendo ser utilizado o seu potencial para a "fixação de postos de trabalho fora dos grandes centros urbanos, nomeadamente em regiões de menor densidade populacional", refere o Livro.

Por isso, José Abraão defendeu que os sindicatos da administração pública "têm direito a uma negociação efetiva com o Governo", das matérias que dizem respeito aos funcionários públicos.

"O Livro Verde é demasiado importante para que o Governo se limite a promover a sua discussão pública durante um mês, sem antes fazer uma negociação efetiva com os sindicatos", disse o sindicalista.

Relativamente à futura regulação do teletrabalho, José Abraão considerou que não são só os custos que estão em causa e que é preciso ter em conta as especificidades de cada setor.

"Mas o que vier a ser decidido tem de ficar na lei laboral e não ser apenas remetido para a contratação coletiva.

Leia Também: CGTP considera orientações do Livro Verde insuficientes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório