Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Finanças pessoais. Sete dicas para começar 2021 com a carteira arrumada

Saiba como organizar as suas finanças pessoais para estar bem preparado em 2021.

Finanças pessoais. Sete dicas para começar 2021 com a carteira arrumada
Notícias ao Minuto

07:39 - 09/01/21 por Notícias Ao Minuto

Economia finanças pessoais

Ter a carteira 'arrumada' é uma forma de ter as suas finanças pessoais organizadas e, assim, estar preparado para enfrentar este novo ano. O Doutor Finançassete dicas que podem ajudar neste processo. Tome nota: 

1. Planeie o novo ano que aí vem 

"Claro que muita coisa pode mudar ao longo do ano, mas, por exemplo, existem algumas receitas e despesas que são fixas que, à partida, já consegue contabilizar. (...) Em suma, é importante que faça um orçamento familiar contemplando o máximo de informação que já tiver e claro, com alguma margem, para os imprevistos que possam acontecer ao longo do ano."

2. Poupe no seu crédito habitação  

"Neste momento o crédito está mais barato, uma vez que a taxa Euribor continua em valores negativos e os spreads estão mais baixos (já existem mesmo bancos a oferecer spreads mínimos abaixo dos 1%). Dada esta conjuntura atualpode estar a perder (muito) dinheiro com o seu crédito habitação, principalmente se comprou casa entre 2011 e 2016. Ainda assim, e independentemente da altura, pode e deve consultar o mercado, uma vez que este pode revelar melhores condições do que as que tem atualmente. Se pretende poupar com o empréstimo da sua casa, o segredo pode estar na transferência do crédito habitação para outra entidade, que lhe ofereça melhores condições."

3. Analise os seus seguros  

"O primeiro passo para poupar dinheiro com os seus seguros consiste em conhecer a sua carteira de seguros. Embora possa parecer estranho, a verdade é que ainda usual encontrar quem não saiba ao certo quantos seguros tem e as suas coberturas. Por exemplo, as coberturas duplicadas são muito comuns, contratadas em seguros distintos. Pedir a exclusão de determinadas coberturas que não precisa poderá levá-lo a poupar muito dinheiro."

4. Junte todos os seus créditos num só  

"Se tem vários créditos em mãos, como por exemplo um para o automóvel, outro para o seu computador ou algum outro crédito pessoal que fez para as férias, saiba que pode ganhar dinheiro se juntar todos os crédito num só através da consolidação de créditos. Esta é uma solução financeira que permite ter uma única prestação mais baixa e com melhores condições, ao invés das diferentes prestações que tem que pagar ao final do mês."

5. Reveja e renegoceie os seus serviços 

"Já parou para pensar quanto dinheiro gasta em coisas que não utiliza? Como é o caso, por exemplo, dos serviços de streaming - seja de filmes, séries ou música -, do ginásio, de algumas coberturas de seguros e serviços de mobilidade partilhada. Reveja esses mesmos serviços e cancele a subscrição, verá os resultados de poupança logo no mês seguinte."

6. Negoceie as suas dívidas 

"Sente que os seus créditos vão comprometer as suas finanças em 2021? Se não conseguir fazer a consolidação dos créditos ou se tiver prestações em atraso, a solução pode passar pela sua negociação."

7. A poupança pode começar hoje 

"Lembre-se, quanto mais cedo organizar o seu orçamento e começar a poupar dinheiro, mais cedo vai recolher os frutos desse esforço. Se sentir que poupar é uma tarefa complicada, talvez seja importante considerar a poupança automática. Agende transferências automáticas no início do mês da sua conta à ordem para outra conta destinada ao aforro (é possível fazê-lo através do seu homebanking)."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório