Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Fraude nos fundos europeus? Elisa Ferreira fala em tolerância zero

"Daqui para a frente, porque há mais dinheiro há mais responsabilidade, o objetivo é fraude zero. O escrutínio vai aumentar", garante a comissária da Coesão e Reformas.

Fraude nos fundos europeus? Elisa Ferreira fala em tolerância zero
Notícias ao Minuto

08:50 - 29/12/20 por Notícias Ao Minuto

Economia fundos

A comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, considera que a tolerância da Comissão Europeia para fraudes será "zero" e garante que como há mais dinheiro e responsabilidade o escrutínio vai aumentar. Ainda assim, recorda que os casos de fraude são muito baixos. 

"Há uma nota que eu gostaria de deixar: fala-se de fraude nos fundos estruturais, mas em relação ao passado é muito inferior a 1% dos casos. Há processos seriíssimos e para a Comissão a tolerância é zero. Daqui para a frente, porque há mais dinheiro há mais responsabilidade, o objetivo é fraude zero. O escrutínio vai aumentar", disse a comissária da Coesão e Reformas, em entrevista ao Diário de Notícias

Elisa Ferreira mostra-se confiante relativamente aos efeitos da bazuca europeia, mas adianta que já apoios em curso. 

"Perguntam-me muitas vezes se estamos à espera da bazuca. Nós não estamos à espera da bazuca. Já há aí algumas bazuquinhas. Já estão a funcionar e as pessoas não se apercebem. A primeira coisa que foi feita, já na pandemia, em abril, é que cada país estava a acabar um desses períodos de sete anos de fundos estruturais e 2020 era o último ano, mas que são pagos até 2023", disse a comissária europeia. 

Questionada sobre se concorda com o apoio à TAP, Elisa Ferreira diz que os "Estados têm o direito de tomar as decisões que acharem mais adequadas num quadro de concorrência".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório