Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 19º

"Portugal deve usar a crise para romper de vez com o passado"

O vice-presidente da Comissão Europeia (CE), Olli Rehn, escreveu um artigo de opinião, em exclusivo para o Diário Económico, através do qual assegura que o País precisa de “romper de vez com o seu passado económico”, e que o Governo precisa investir em medidas que promovam a criação de empregos, relembrando, contudo que “a dívida pública terá de manter-se sustentável”.

"Portugal deve usar a crise para romper de vez com o passado"
Notícias ao Minuto

16:00 - 27/12/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Olli Rehn

O artigo de opinião escrito por Olli Rehn para o Diário Económico será publicado na próxima segunda-feira, no entanto, a edição online do jornal levanta hoje o véu a algumas questões abordadas pelo vice-presidente da Comissão Europeia (CE).

"Portugal deve usar a crise e o programa de ajustamento para romper de vez com o seu passado económico". Esta é uma das afirmações feitas por Olli Rehn no seu artigo de opinião.

Para o vice-presidente da CE, o País tem de “definir uma nova visão a médio prazo", que "deve ser credível e contar com uma ampla base de apoio político e social".

Olli Rehn sublinha que o Governo deve criar postos de trabalho mas alerta para a necessidade de a “dívida pública manter-se sustentável”, avisando ainda: “o sucesso ou o fracasso da estratégia para repor a sustentabilidade da dívida pública será aferido pelo acesso de Portugal aos mercados de dívida soberana e a taxas de juro comportáveis".

O economista lança também algumas farpas aos “interesses instalados” em Portugal, lembrando que “algumas das reformas orçamentais e estruturais que o Governo português adoptou e implementou foram consideradas constitucionais, enquanto outras esbarraram em interesses instalados”.

Em jeito de remate, Olli Rehn sossega os portugueses e garante que a “Europa tenciona cumprir a sua promessa” de atribuir uma ajuda adicional caso se revele necessário e caso as reformas estruturais continuem a ser implementadas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório