Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Fectrans reivindica reforma antecipada para os 55 anos nos transportes

A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans) entregou hoje no parlamento uma petição para antecipar para os 55 anos a idade legal de reforma dos trabalhadores do setor de transportes, comunicações e telecomunicações.

Fectrans reivindica reforma antecipada para os 55 anos nos transportes
Notícias ao Minuto

19:47 - 28/11/19 por Lusa

Economia Transportes

A petição, dirigida ao Presidente da Assembleia da República, foi subscrita por cerca de 7.700 pessoas.

O coordenador da Fectrans, José Manuel Oliveira, disse à agência Lusa que o documento foi entregue ao vice-presidente da Assembleia da República, Fernando Negrão, a quem explicaram os objetivos da federação.

"Esta petição tem como objetivo levar a Assembleia da República a discutir a instituição de um regime especial da idade legal de reforma para os trabalhadores do setor dos transportes e comunicações, aos 55 anos, tendo em conta o tipo de trabalho que fazem e as consequências que dele resultam para a saúde e para a segurança", afirmou.

O sindicalista salientou as características da organização e desempenho do trabalho no setor dos transportes e comunicações, nomeadamente o trabalho por turnos, diurno e noturno, os horários variáveis e tempo de trabalho prolongado, o trabalho em subsolo, em cima de água, no ar, em prevenção, em altura, com longas permanências em veículos sujeitos a vibrações e ruído, sujeitos a intempéries e a tarefas repetitivas.

"Tudo isto têm um forte impacto na saúde dos trabalhadores, que se manifesta através das doenças músculo-esqueléticas, problemas renais, de audição e visão, stress, ansiedade, depressão e sonolência diurna, disse".

José Manuel Oliveira lembrou ainda que estas consequências colocam também em causa a segurança de pessoas e bens.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório