Fectrans e ANTRAM já assinaram contrato. "Vamos garantir que é cumprido"

Esta terça-feira vai ser assinado o novo acordo coletivo de trabalho entre a ANTRAM e os três sindicatos de motoristas de mercadorias e matérias perigosas.

Greve só termina quando a ANTRAM apresentar uma "proposta razoável"

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
29/10/2019 11:54 ‧ 29/10/2019 por Notícias ao Minuto

Economia

motoristas

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) e a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) já assinaram o novo contrato coletivo de trabalho, sendo que esta terça-feira será ainda assinado o mesmo documento com o o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), o Sindicato Independente de Motoristas de Mercadorias (SIMM) e a Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP).

À saída do encontro de formalização do acordo, a Fectrans deixou a garantia de que este contrato traz uma melhoria das condições salariais e sociais dos trabalhadores e acrescentou: "Vamos, empresa por empresa, garantir que este contrato é cumprido", disse o porta-voz da Fectrans, José Manuel Oliveira, em declarações aos jornalistas. 

Do lado dos patrões, as perspetivas sobre esta nova fase entre as duas partes é também positiva. "É com o objetivo de dar bases de trabalho para melhorias futuras. Este é o momento de dar reconhecimento a um setor muito importante. (...) A valorização do setor tem sido um dos nossos objetivos", disse o presidente da ANTRAM, Gustavo Duarte, em declarações aos jornalistas. "Não é com greves que se fecham acordos", rematou. 

Os membros da Antram, reunidos em congresso, validaram em 19 de outubro o acordo de trabalho negociado com os sindicatos de motoristas.

No texto divulgado pela Fectrans na altura da conclusão das negociações com a Antram, em 14 de outubro, indica-se que são consolidados os pontos contidos no memorando de entendimento de 14 de agosto, que atualiza em 11,1% a tabela salarial para os motoristas de pesados, bem como "as principais cláusulas pecuniárias" em, pelo menos, 4%.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas