Apagão "tornou evidente" que serviços fixos dependem de energia

A presidente da Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) afirmou hoje que o apagão de 28 de abril "tornou evidente" que a capacidade de aceder a serviços fixos está dependente da energia elétrica.

portugal, apagao, lisboa

© Getty Images

Lusa
02/07/2025 20:00 ‧ há 6 horas por Lusa

Economia

Anacom

Sandra Maximiano falava no segundo e último dia do 34.º congresso da APDC que decorreu na Culturgest, em Lisboa, com o mote 'Business & Science Working Together' (Negócio & Ciência a Trabalhar Juntos).

 

"Este incidente tornou evidente que a capacidade de aceder aos serviços fixos se encontra dependente da alimentação de energia elétrica dos equipamentos terminais nas instalações dos utilizadores", referiu.

Mesmo que as redes "se mantenham operacionais, numa situação de catástrofe ou emergência, as redes fixas não reúnem as condições necessárias para que possam ser consideradas uma alternativa", acrescentou.

Os serviços móveis também foram afetados em todos os operadores, embora de uma forma progressiva ao longo do dia, "à medida que os 'cell sites' foram perdendo a sua capacidade de energia socorrida".

"Estes serviços, cujos equipamentos terminais são alimentados a baterias que podem, eventualmente, ser recarregadas, tornaram-se na principal forma de comunicação disponível ao público em geral, instantes após a falha de energia", apontou a responsável, salientando que, "ao comparar os níveis de autonomia dos operadores em Portugal com os indicados por outros países, verifica-se que, em geral, os operadores nacionais estão em linha com as práticas internacionais".

Sandra Maximiano adiantou que "tanto as empresas como a Anacom já identificaram medidas para impedir ou minimizar a ocorrência de incidentes similares no futuro".

Leia Também: Após apagão, Governo prepara plano nacional para armazenamento de energia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas