Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

ERSE realiza este mês leilão para aprovisionamento de eletricidade

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) anunciou esta segunda-feira a realização de um leilão no dia 26 de setembro para o aprovisionamento de eletricidade por parte do comercializador de último recurso (CUR).

ERSE realiza este mês leilão para aprovisionamento de eletricidade
Notícias ao Minuto

21:44 - 16/09/19 por Lusa

Economia Energia

De acordo com um comunicado, o regulador adiantou que este leilão tem como objetivo "assegurar uma maior estabilidade dos custos em benefício dos interesses dos consumidores".

Este será o primeiro leilão para "contratação a prazo de energia elétrica pelo Comercializador de Último Recurso" e pretende "a cobertura dos riscos de variabilidade do preço e a estabilidade das condições de custo do CUR, permitindo assim uma maior previsibilidade do processo tarifário e adequação das tarifas praticadas pelo CUR ao cliente final", assegurou a ERSE.

O regulador indicou que serão colocados no leilão, gerido pelo OMIP -- Operador do Mercado Ibérico de Energia (Pólo Português) "um conjunto de produtos a prazo, com diversas maturidades, num total de 260 contratos, correspondendo a 902.050 MWh [megawatts/hora]".

De acordo com o organismo, o leilão prevê "a colocação de volumes para o 4.º trimestre de 2019, 1.º trimestre de 2020 e para o ano de 2020, estando a publicação dos resultados do leilão destes contratos programados pela ERSE para 30 de setembro de 2019".

O regulador lembrou ainda que a proposta "de regras do mecanismo de aquisição a prazo de energia elétrica por parte do CUR, que foi sujeita a consulta pública em dezembro de 2018, visou obter condições mais efetivas para o aprovisionamento eficiente e mais estável em preço por parte do CUR, contribuindo desta forma para a defesa dos interesses dos consumidores".

O mecanismo de leilões permite "a participação de outros comercializadores em regime de mercado, o que não sucede a 26 de setembro, para possibilitar aos restantes comercializadores acumularem conhecimento e informação com um primeiro leilão", explicou a entidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório