Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Funcionários públicos açorianos com salário mais baixo vão ter aumento

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou hoje na cidade da Horta uma alteração do escalão inicial da remuneração complementar, que irá garantir aos funcionários públicos regionais com ordenado mais baixo um aumento de 62 euros mensais.

Funcionários públicos açorianos com salário mais baixo vão ter aumento
Notícias ao Minuto

16:27 - 16/01/19 por Lusa

Economia 62 euros

"O Governo [Regional] vai avançar para a alteração do escalão inicial da remuneração complementar, de forma a alargar o primeiro escalão da remuneração complementar, que beneficiam de 100% da remuneração complementar, para abranger os rendimentos até 635 euros por mês", adiantou o chefe do executivo açoriano, falando numa cerimónia no hospital da Horta, na ilha do Faial.

Com esta decisão, os funcionários públicos com menos rendimento, precisou, irão beneficiar de um "aumento significativo da sua remuneração", beneficiando na totalidade do aumento de 12% da remuneração complementar.

"O efeito prático desta decisão do Governo dos Açores é que o vencimento dos trabalhadores da administração regional açoriana que auferem a remuneração mínima aumenta 62 euros mensais (+10%) neste ano de 2019", declarou o chefe do executivo açoriano.

A remuneração mínima na administração pública dos Açores será este ano de cerca de 700 euros, "o que representa um aumento de 868 euros/ano na remuneração por trabalhador, face ao ano anterior", prosseguiu ainda Vasco Cordeiro.

Em debate parlamentar tido no final de novembro de 2019, o executivo regional havia já anunciado o aumento da remuneração complementar dos funcionários públicos em 12%, sendo alargado agora o primeiro escalão dessa remuneração, abarcando vencimentos até 635 euros mensais.

A remuneração complementar é paga aos funcionários públicos para atenuar os custos da insularidade.

Vasco Cordeiro presidiu esta tarde à cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de remodelação do Hospital da Horta e de construção do edifício da Unidade de Saúde de Ilha do Faial.

Na ocasião, além de abordar o vencimento dos funcionários públicos, o governante enalteceu os investimentos técnicos e humanos no setor da Saúde.

Nas nove ilhas e dezanove concelhos da região há atualmente a servir 245 mil pessoas "três hospitais, 17 centros de saúde, mais de 100 postos de saúde, nos quais trabalham perto de 600 médicos, cerca de 1.600 enfermeiros, quase 350 técnicos de diagnóstico e terapêutica e cerca de 2.500 funcionários das mais variadas áreas e competências", valorizou Vasco Cordeiro.

E prosseguiu: "Se é verdade que ainda temos de dar respostas mais céleres em determinadas áreas, é com orgulho que vemos que o Serviço Regional de Saúde está, ano após ano, a tornar-se cada vez mais atrativo para novos profissionais, nomeadamente médicos e enfermeiros".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório