Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Autoridades tributárias angolanas informatizam pagamento de impostos

A Administração Geral Tributária (AGT) angolana apresentou hoje o novo Documento de Cobrança (DC), uma ferramenta eletrónica que substituirá, gradualmente, as Declarações de Liquidação de Imposto (DLI) e de Arrecadação de Receitas (DAR) até junho de 2019.

Autoridades tributárias angolanas informatizam pagamento de impostos
Notícias ao Minuto

19:07 - 05/10/18 por Lusa

Economia Angola

O documento, integrado num decreto presidencial de 26 de setembro, vai coexistir por algum tempo com a DLI e com a DAR, permitindo aos contribuintes pagar os respetivos impostos sem que se desloquem a uma repartição fiscal.

Com um conjunto de instruções que permite ao contribuinte fazer o pagamento do imposto no multibanco angolano ("multicaixa"), ou via internet 'banking', com base na referência de pagamento ao Estado, a folha de rosto do DC traz informações sobre receitas, a respetiva tipologia e se está a ser pago de forma voluntária ou coerciva.

Ao aceder ao portal do contribuinte (https://portalsigt.minfin.gov.ao), o contribuinte pode ter acesso ao documento de cobrança e fazer o devido pagamento.

Em declarações à imprensa angolana, um responsável da Direcção de Cadastro e Arrecadação da AGT referiu que o novo formulário eletrónico passa a congregar informações "concentradas e fiáveis" em relação ao volume de receitas por município.

"Com este novo documento de cobrança será possível saber com exatidão as receitas arrecadadas pelo Estado por município, bem como uma melhor definição de investimentos a serem feitos nos municípios, de acordo com o volume de receitas arrecadadas por cada localidade", explicou Denis Caterça.

O lançamento deste novo instrumento de arrecadação de recitas surge também no quadro de um conjunto de medidas que a AGT está a implementar para tornar o sistema de cobrança de impostos mais "robusto".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório