Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Marcos Leonardo é o 'bombeiro' de Schmidt e alcança estatuto 'mortífero'

Avançado brasileiro é o suplente mais goleador do campeonato e 'clama' por mais espaço nas escolhas iniciais do Benfica.

Marcos Leonardo é o 'bombeiro' de Schmidt e alcança estatuto 'mortífero'
Notícias ao Minuto

07:20 - 29/04/24 por Rodrigo Querido

Desporto Benfica

É entrar, estar uns minutos em campo e marcar. Marcos Leonardo voltou a saltar do banco de suplentes do Benfica, contribuindo de forma decisiva para a vitória, na tarde de sábado, do clube da Luz na vitória diante do Sporting de Braga.

Com o encontro a pender para o lado dos minhotos, a 20 minutos do apito final, no Estádio da Luz, Roger Schmidt olhou para quem ainda tinha à disposição e lançou em campo o ex-Santos. E o camisola 36 dos encarnados estava há um minuto em campo quando empatou o duelo. Em tempo de descontos, marcou o segundo no jogo e tornou-se no avançado do Benfica com mais golos esta temporada... e chegou ao clube lisboeta no mercado de janeiro.

O 'bis' neste triunfo diante do Sporting de Braga deu a Marcos Leonardo o estatuto de suplente com mais golos marcados. O brasileiro soma sete golos em 13 partidas na I Liga... seis deles a sair do banco de suplentes. E no sábado não só foi o 'bombeiro' de Roger Schmidt, como confirmou essa estatística de 'matador'.

Quando marca... há vitória do Benfica

Além de mostrar ser amplamente decisivo quando não é opção inicial para Roger Schmidt, Marcos Leonardo tem ainda o 'condão' de marcar sempre em jogos que terminam em vitórias do Benfica. Tudo começou na receção ao Rio Ave, na qual a formação da Luz venceu por 4-1. O ex-Santos não podia ter pedido melhor estreia: rendeu Arthur Cabral aos 63 minutos e aos 80 minutos fez o terceiro dos encarnados.

Seguiram-se golos frente a Boavista, Estrela da Amadora, Vizela e agora o bis na receção ao Sporting de Braga. Marcos Leonardo só marcou na condição de titular frente ao Estoril, em triunfo por 3-1. A I Liga é, contudo, a única competição em que o dianteiro marcou, ele que jogou também na Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga.

O mais rápido a marcar entre os três avançados na I Liga

Reforço de inverno do Benfica, Marcos Leonardo precisou de cerca de três meses para se tornar não só num dos cinco principais goleadores das águias em toda a temporada, como também 'virar' o avançado que menos minutos precisa para marcar na I Liga, isto se tivermos em conta os números de Casper Tengstedt e Arthur Cabral, os outros dois nomes que Roger Schimidt costuma usar na posição mais avançada do terreno de jogo.

Com ajuda do portal SofaScore, conseguimos perceber que Marcos Leonardo, que leva 13 jogos no campeonato, demora cerca de 41 minutos a marcar um golo. Casper Tengstedt marca a cada 194 minutos (15 jogos na prova), ao passo que Arthur Cabral - 27 jogos na I Liga - é quem demora mais tempo para festejar na I Liga (219 minutos).

"Marcos Leonardo terá outro papel"

Após bisar diante do Sporting de Braga, Marcos Leonardo garantiu que, no que depender do plantel benfiquista, haverá luta até ao fim pela revalidação do título.

"Estou muito feliz pelo espírito da equipa e por ter ajudado a equipa com dois golos. Creio que procurámos vencer o jogo desde o primeiro tempo. Sofremos um golo na primeira parte, mas não desistimos nunca. Vamos até final do campeonato. Enquanto houver hipóteses, vamos lutar pelo título", frisou o brasileiro, em declarações à BTV.

Já Roger Schmidt elogiou a prestação do avançado e confessou que este terá um papel diferente na próxima temporada desportiva.

"Estou muito feliz pelo Marcos Leonardo, ele teve um início fantástico, depois teve alguns problemas com a forma física, mas acho que hoje mostrou o espírito que teve no início. Acho que tem cerca de 300 minutos na Liga os fez sete golos, isso mostra a qualidade que tem. Cabe-nos a nós evoluí-lo. É muito bom que tenha vindo no inverno, agora tem experiência e na próxima época terá outro papel. Claro que os golos são sempre bons argumentos para jogar. Estamos muito felizes que o Marcos tenha mostrado esta qualidade. O segundo golo mostrou também a raça que tem", ressalvou o alemão.

Apesar destes números positivos, certo é que Marcos Leonardo continua a ter um papel secundário nas escolhas iniciais de Roger Schmidt. O avançado parece 'clamar' por outro estatuto no plantel e cabe agora ao germânico decidir se vai, ou não, conceder mais espaço ao canarinho nesta reta final de temporada.

Leia Também: Marcos Leonardo não 'entrega' o título ao Sporting: "Vamos lutar"

Leia Também: Marcos Leonardo confirmou a reviravolta do Benfica com este golo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório