Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 24º

Preços do gás devem permanecer elevados até 2025, revela estudo

Fique a par das previsões.

Preços do gás devem permanecer elevados até 2025, revela estudo
Notícias ao Minuto

10:06 - 29/04/24 por Notícias ao Minuto

Economia Gás

O mercado do gás reequilibrou-se em 2023, após um ano de fortes tensões decorrentes da invasão da Ucrânia pela Rússia, mas os preços devem permanecer elevados até 2025, de acordo com o mais recente relatório da Crédito y Caución, divulgado esta segunda-feira. 

"Em dezembro de 2023, os preços do gás registaram quedas homólogas de 68% nos Estados Unidos, 54% na Europa e 39% na Ásia. Apesar desta descida global, a volatilidade do mercado do gás permanece elevada e os preços continuam muito acima das suas médias históricas, tanto na Ásia como na Europa", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

O estudo revela, por isso, que "os preços do gás irão permanecer elevados até meados desta década, à medida que os mercados globais de gás continuam a ajustar-se à perda de fornecimento do gás russo por gasoduto para a Europa". 

"Isto terá um impacto nos preços noutras regiões importadoras, embora os efeitos na Ásia sejam atenuados pela indexação de muitos contratos a longo prazo aos preços do petróleo. Após 2025, a melhoria da capacidade de transporte de gás natural liquefeito irá remodelar o mercado do gás, reduzindo os preços nas principais regiões", pode ler-se. 

A Crédito y Caución espera ainda que a procura global de gás atinja o seu pico nos próximos anos e comece a diminuir na segunda metade da década de 2020.

Leia Também: Governo revê lei da Taxa de Ocupação do Subsolo que distribuidoras cobram

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório