Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Capital Group reduz participação na EDP para 2,958%

O Capital Group diminuiu a sua participação na EDP, passando de quase 10% para 2,958% do capital social da empresa, segundo um comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Capital Group reduz participação na EDP para 2,958%
Notícias ao Minuto

08:19 - 01/10/18 por Lusa

Economia Mercado

Na nota, a EDP explica que a participação qualificada do The Capital Group Companies, Inc. (Capital Group) é agora composta por 108.168.604 ações e 10 American Depositary Receipts ("ADR"), representativos de 100 ações (10 ações por ADR).

Na informação ao mercado, a EDP acrescenta que esta posição "é representativa de 2,958% do capital social da EDP e 2,958% dos respetivos direitos de voto".

"O Capital Group reduziu a sua participação no capital social e direitos de voto da EDP abaixo do limite legal para efeitos de deveres de comunicação de participações qualificadas no dia 27 de Setembro de 2018. De notar que as ações e ADR acima referidas são detidos indiretamente pelo Capital Group", refere a nota.

A empresa indica ainda que, no passado dia 26 de setembro, o Capital Income Builder (CIB) comunicou à EDP que diminuiu a sua participação qualificada, que é agora composta por 70.937.561 ações representativas de 1,94% do capital social da EDP e respetivos direitos de voto.

"De notar que o CIB conferiu à Capital Research and Management Company (CRMC), seu gestor de investimento, os direitos de voto das ações por si detidas", acrescenta.

O comunicado da EDP refere também que o Capital Group (que em junho detinha uma participação de 9,97%) é a empresa-mãe da CRMC, um consultor de investimentos sediado nos Estados Unidos da América que administra fundos norte-americanos da família de fundos de investimento mútuos.

A CRMC gere investimentos em ações para várias sociedades de gestão de investimento através de três divisões: Capital Research Global Investors, Capital International Investors e Capital World Investors.

A Capital Research and Management Company é a empresa-mãe da Capital Group International, Inc. (CGII), que por sua vez controla cinco sociedades de gestão de investimento (sociedades de gestão CGII): Capital Guardian Trust Company, Capital International, Inc., Capital International Limited, Capital International Sàrl e Capital International K.K.

As sociedades de gestão CGII operam principalmente como gestores de investimentos para clientes institucionais.

"Nem o Capital Group nem as suas subsidiárias detêm ações da EDP na sua carteira própria. As ações reportadas são detidas por fundos de investimento mútuo sob gestão discricionária de pelo menos uma das empresas de gestão de investimento acima referidas", acrescenta o comunicado.

O CIB é um fundo de investimento mútuo registado nos Estados Unidos da América e é o proprietário legal das ações da EDP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório