Meteorologia

  • 16 NOVEMBRO 2018
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 21º

Edição

"É importante que os clientes saibam o porquê de gastarem aquele valor"

Um dos compromissos assumidos pela Energia Simples é a transparência para com os clientes. Relativamente à oferta, todos os planos da elétrica para particulares são de origem 100% renovável.

"É importante que os clientes saibam o porquê de gastarem aquele valor"
Notícias ao Minuto

08:30 - 14/09/18 por Beatriz Vasconcelos 

Economia Energia Simples

Chegou ao mercado há quatro anos e encontrou um "mercado altamente concentrado", começa por contar-nos Manuel Azevedo, cofundador da Energia Simples, uma empresa comercializadora de eletricidade. Em 2017, a elétrica registou um volume de negócios acima dos 100 milhões de euros, o que a levou ao 7.º lugar entre as maiores empresas do mercado liberalizado por quota de consumo. Este ano, tenciona duplicar esse valor. 

O foco da empresa está em Portugal, mas a Energia Simples tem vindo a replicar o modelo e já chegou a Espanha. "Pretendemos expandir e replicar o nosso modelo de negócio por toda a Europa (...) a Energia Simples conta, desde o seu início, com parcerias nacionais e internacionais no desenvolvimento dos seus produtos e serviços", diz Manuel Azevedo, em declarações ao Notícias ao Minuto

O próximo passo, explica, poderá vir a ser a expansão para a Alemanha, mas ainda nada está definido. "Para já, pretendemos continuar a crescer em Portugal e a consolidar o nosso posicionamento em Espanha", concluiu. 

Transparência como prioridade?

Uma das prioridades que a elétrica diz ter ao balcão é a transparência para com o cliente. Numa altura em que a oferta é cada vez maior, considera o responsável que a transparência é uma das características que os consumidores mais valorizam.

"É importante que os clientes saibam o porquê de gastarem aquele valor todos os meses e nós temos a capacidade e a atenção de lhes explicar isso", frisa o cofundador. 

Dados divulgados recentemente revelaram que Portugal tem uma das faturas da luz mais caras da Europa. Na opinião de Manuel Azevedo, os preços que se têm verificado no mercado grossista "apresentam o resultado do mercado, mas também das políticas europeias e mundiais para a transição tecnológica para as energias renováveis", salienta. 

Um compromisso 'verde'

Todos os planos de eletricidade para particulares na Energia Simples são de origem 100% renovável, produzida através de sistemas fotovoltaicos, na produção descentralizada, e em sistemas de autoconsumo.

"Temos como principal objetivo a redução de custos energéticos e, para tal, temos uma oferta de energia inteligente, no qual integra as ideias de autoconsumo e energia verde, num conceito de sustentabilidade", aponta Manuel Azevedo. 

Plataforma de eficiência energética

A Energia Simples quer facilitar a venda direta de eletricidade entre produtores e clientes finais. Por isso, desenvolveu uma plataforma de eficiência energética, a ECOENE, a partir da qual os consumidores podem comprar energia diretamente a qualquer produtor de eletricidade em Portugal. 

Assim, “os clientes de energia elétrica sabem a origem da sua energia, podendo especificar o centro de produção de energias de fonte renovável como eólica, mini-hídrica ou solar, apoiando e incentivando de forma direta a produção descentralizada de energias renováveis”, sublinha o Manuel Azevedo. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório