Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Como saber quais as autarquias que cobram mais (e menos) IMI

A taxa de IMI varia consoante os municípios. No Portal das Finanças está disponível uma lista com as respetivas taxas.

Como saber quais as autarquias que cobram mais (e menos) IMI
Notícias ao Minuto

07:57 - 16/08/18 por Noticias ao Minuto

Economia Impostos

Ter uma casa é sinónimo, quase sempre, de custos acrescidos no que toca a impostos. O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é um dos custos que os proprietários têm de suportar e varia mediante a autarquia a que pertence.

Este ano, a Autoridade Tributária anunciou que o intervalo deste imposto varia entre 0,3% e 0,45% para os prédios urbanos e 0,8% para os prédios rústicos. No entanto, em 2017 o intervalo era entre 0,3% e 0,5%, o que significa que o IMI vai baixar este ano em concelhos onde era aplicada a taxa máxima.

Através da página do Portal das Finanças é possível consultar quanto é que cada município decidiu cobrar por este imposto. Para lá chegar, deve entrar na secção ‘cidadãos’ e escolher a opção ‘consultar’.

Depois, ser-lhe-á apresentada uma extensa lista e deve clicar em ‘Taxas do Município’, ou então, pode aceder a esse endereço diretamente através deste link.

No formulário que será apresentado, deve indicar o ano que pretende consultar - no caso será o de 2017 - e o distrito. Posteriormente, será apresentada uma lista com a respetiva taxa aplicada em cada município desse mesmo distrito.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório