Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Sporting de Braga tropeça no 'azeri' e tem Europa em risco

Bracarenses complicaram (e de que maneira) as hipóteses de apuramento para os 'oitavos' da Liga Europa.

Sporting de Braga tropeça no 'azeri' e tem Europa em risco
Notícias ao Minuto

21:56 - 15/02/24 por Miguel Simões

Desporto Liga Europa

Cinco dias após a goleada sofrida frente ao Sporting (5-0), o Sporting de Braga voltou a viver um pesadelo, esta quinta-feira, ao vacilar com estrondo frente ao Qarabag (2-4), no playoff de acesso aos 'oitavos' da Liga Europa.

Já depois de terem caído da Liga dos Campeões, os bracarenses olhavam para a segunda prova europeia de clubes mais importante como um 'refúgio' para continuarem a trilhar um caminho de sucesso fora de portas, mas o jogo foi tudo... menos fácil.

Jankovic colocou os azeris na frente através de uma grande penalidade (21') e Banza ainda relançou as aspirações do Sporting de Braga à beira do intervalo (44'), mas o Qarabag arrumou o assunto em quinze minutos na segunda parte. O VAR 'gelou' a Pedreira ao validar os golos de Zoubir (54') e Juninho (65'), sendo que o primeiro tratou de bisar (69'), num jogo em que os minhotos ainda conseguiram reduzir por João Moutinho, com um penálti em cima do minuto 90.

40 minutos de avanço, mas...

Sem contar com Ricardo Horta por lesão, Artur Jorge optou por apostar na titularidade de Banza - no seu regresso após o Campeonato Africano das Nações (CAN) - e ainda substituiu José Fonte por Niakaté, frente a um adversário que também promoveu duas alterações, igualmente na defesa e no ataque.

O primeiro tempo não foi propriamente fácil para o Sporting de Braga, apesar de ter visto as duas setas do ataque a testar as luvas de Lunev - primeiro por Abel Ruiz e depois por Banza, dentro dos primeiros 15 minutos. Já o Qarabag cresceu a olhos vistos nas aproximações à baliza de Matheus e acabaria mesmo por marcar.

Sensivelmente a meio do primeiro tempo, Vítor Carvalho cometeu grande penalidade ao travar Elvin Cafarquliyev na grande área e, na cobrança do castigo máximo, Marko Jankovic não tremeu na hora de colocar o conjunto azeri na frente do marcador.

Esperava-se uma reação 'à Braga', mas essa tardou em chegar. Júlio Romão ameaçou o segundo golo pouco depois e a verdade é que os bracarenses iam dando sinais de preocupação, por força das várias perdas de bola e pelas dificuldades de chegar ao último terço. 

Perante 40 minutos de avanço dados ao adversário, o Sporting de Braga 'acordou para a vida' na reta final do primeiro tempo e conseguiu chegar ao empate num remate de Banza (44'), a permitir a euforia dos adeptos minhotos, regressando do CAN de pé quente.

15 minutos fatais com ajuda do VAR

Um golo à beira do intervalo, por norma, motiva quem o marca e 'abala' quem o sofre, porém, a história acabou por ser outra na Pedreira, desde logo porque foi o Qarabag a voltar a festejar na reta inicial do segundo tempo. Aos 54 minutos, na sequência de um livre, Zoubir aproveitou um desvio na barreira para bater Matheus, num lance que inicialmente até foi invalidado por fora de jogo.

Pouco depois, a mesma história. Juninho aproveitou um passe de Zoubir para fugir à linha defensiva adversária e rubricou o terceiro do clube do Azerbaijão, sendo que o árbitro assistente até voltou a levantar a bandeirola, mas o VAR interveio e validou a nova desilusão para os adeptos da casa.

Com Roger Fernandes e Pizzi em campo, após terem ocupado as vagas de Álvaro Djaló e Zalazar, respetivamente, Artur Jorge tentou que a equipa relançasse a partida, mas o descalabro ainda subiu de tom, aos 69 minutos, quando Zoubir bisou. Os assobios eram cada vez mais e os lenços brancos também.

O máximo que o Sporting de Braga conseguiu fazer foi reduzir em cima do minuto 90, com uma grande penalidade convertida por João Moutinho, amenizando o peso da 'humilhação' na Pedreira. Ainda assim, no duelo da segunda mão, o vencedor da mais recente edição da Taça da Liga precisará de recuperar de uma desvantagem de dois golos para seguir em frente na prova europeia.

[Notícia atualizada às 22h08]

Onzes

Sporting de Braga: Matheus Magalhães, Víctor Gómez, Niakaté, Paulo Oliveira, Cristián Borja, Vitor Carvalho, João Moutinho, Rodrigo Zalazar, Álvaro Djaló, Abel Ruiz e Banza.

Qarabag: Andrei Lunev, Matheus Silva, Bahlul Mustafazada, Badavi Huseynov, Jafarguliyev, Júlio Romão, Leandro Andrade, Marko Jankovic, Aleksey Isayev, Benzia, Abdellah Zoubir e Juninho Vieira.

Antevisão

Pouco mais de um ano depois da última vez, o Sporting de Braga volta a competir na Liga Europa, esta quinta-feira, com a receção ao Qarabag na Pedreira, tratando-se de um regresso que acontece em função da 'queda' da Liga dos Campeões para a segunda prova europeia de clubes mais importante, por via do terceiro lugar do grupo C.

Por comparação aos jogos da época passada, que ditaram o afastamento da prova na fase de grupos, a equipa de Artur Jorge regressa certamente mais madura, já depois de ter defrontado clubes como Real Madrid, Napoli e Union Berlim na Champions, procurando alcançar um lugar nos 'oitavos' da Liga Europa.

Teoricamente, o sorteio para que esse objetivo seja concretizado foi algo sorridente. Ainda assim, do outro lado, os minhotos sabem que terão pela frente os campeões do Azerbaijão, que vão fazer de tudo para manter vivas as aspirações de seguir em frente para o duelo da segunda mão, agendado precisamente para daqui a uma semana. 

De referir que, apesar da maior maturidade europeia, o Sporting de Braga tenta ainda responder à goleada sofrida em Alvalade (novamente por 5-0, frente ao Sporting), pelo que a desilusão interna até poderá ser 'curada' com este duelo europeu... que é inédito.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h00 (horário de Portugal Continental) desta quinta-feira, com arbitragem do dinamarquês Morten Krogh, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida na Pedreira, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sp. Braga-Qarabag: Duelo europeu inédito para curar a desilusão interna

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório