Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Dançará o tango? Prestianni tem um pesado legado no Benfica

Argentino foi o último reforço de inverno dos encarnados e prolonga aquela que tem sido uma história rica de argentinos no Benfica. Estará o jovem preparado para alcançar os feitos dos seus compatriotas?

Dançará o tango? Prestianni tem um pesado legado no Benfica
Notícias ao Minuto

07:58 - 02/02/24 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O último dia do mercado de transferências em Portugal trouxe aquele que foi o quarto reforço de inverno dos encarnados. Gianluca Prestianni foi anunciado no dia em que completou 18 anos de idade e é o mais recente representante daquele que é um filão que muitas alegrias tem dado aos adeptos do clube encarnado nos últimos anos.

Exaltando a sua recente história com jogadores argentinos, o emblema lisboeta confirmou aquele que era um negócio há muito aguardado e assegurou uma das maiores promessas do futebol do pais das Pampas. Mas o jovem de 18 anos tem uma pesada herança pela frente para conquistar os exigentes fãs do conjunto encarnado.

É que até mesmo no vídeo de apresentação, o Benfica deu conta de que Prestianni é o mais recente membro daquele que tem sido um legado deixado por argentinos na Luz. E um pesado legado com muitas conquistas.

"Estou muito feliz por estar num clube tão grande como o Benfica. É um sonho jogar na Europa e ainda mais por este grande clube. Quando me chegou a notícia [do interesse], não hesitei e agora estou aqui. O Benfica é o maior clube em Portugal, muito grande na Europa. Sei que o clube luta por muitas coisas e vamos fazer o possível para ganhar tudo", disse Prestianni aos meios oficiais do Benfica, o quarto reforço dos encarnados no mercado de inverno, depois de Marcos Leonardo, Rollheiser, também ele argentino, e Álvaro Carreras.

O 'filão' de ouro e uma história recheada de sucessos

Costuma-se dizer que o Benfica tem apetência por apostar mais em jogadores brasileiros, como esta época já aconteceu com Arthur Cabral e Marcos Leonardo, mas a verdade é que a 'pesca' na Argentina tem rendido muitos frutos aos encarnados.

Foi a partir de 2010 que se assistiu a uma chegada mais massiva de jogadores oriundos do país campeão mundial. Antes disso, um ainda jovem Di María, entretanto regressado a Lisboa, espalhou magia na Luz. Em 2010/11, as águias chegaram a ter seis jogadores em simultâneo no plantel. A dupla Javier Saviola e Pablo Aimar, que muitas alegrias trouxe aos adeptos encarnados, juntou-se também Enzo Pérez, que chegou a Lisboa em 2012.

Mas não se fica por aqui o legado pesado para o jovem Ginaluca Prestianni. É que foram nas alas que moraram alguns dos argentinos que ainda devem deixar saudades nos adeptos do Benfica. Nicolás Gaitán foi outro virtuoso argentino que deu nas vistas no Benfica antes de rumar ao Atlético de Madrid. E de Madrid chegou também outro sul-americano que fez do Estádio da Luz palco para espalhar a magia. Eduardo 'Toto' Salvio vestiu a camisola dos lisboetas durante quase uma década.

Mas não é só em lugares dianteiros do terreno de jogo que os argentinos brilharam na Luz. Depois de uma passagem menos positiva pelo Real Madrid, Ezequiel Garay rumou ao país vizinho e formou dupla de centrais com Luisão. Mais recentemente, Nicolás Otamendi veio com o rótulo de antigo jogador do FC Porto, mas rapidamente se impôs como capitão de equipa e ajudou a lançar para a ribalta o jovem António Silva.

O último grande caso de sucesso de um argentino no Benfica é Enzo Fernández. Visto como um dos mais promissores médios da Argentina em tempos recentes, o jogador, de 23 anos, chegou, viu e brilhou na Luz... ao ponto de ter estado em Lisboa apenas seis meses. A grande prestação no Mundial'2022 chamou a atenção do Chelsea, que não teve dúvidas em pagar 123 milhões de euros pela sua contratação há um ano.

Claro que, como em todas as situações, existiram argentinos que não vingaram na Luz, como foram os casos de Franco Jara e José Luis Fernandéz ou Facundo Ferreyra, Conti e Lema, estes mais frescos na memória dos adeptos do Benfcia.

Resta agora a Rollheiser e Prestianni mostrarem se serão ou não capazes de prolongar esta que tem sido uma história recheada de sucessos que envolve a Argentina e o Benfica. O ex-Estudiantes já teve oportunidade de se estrear, frente ao Estrela da Amadora, sendo que o último reforço de inverno das águias pode ter a sua sorte este fim de semana contra o Gil Vicente.

Leia Também: Benfica ignora milhões italianos por Rafa e repete 'novela' Grimaldo

Leia Também: Benfica inscreve reforço Gianluca Prestianni na Liga de clubes

Leia Também: O legado continua. Benfica apresenta reforço sem esquecer o passado

Leia Também: Oficial: Benfica confirma (finalmente) contratação de Gianluca Prestianni

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório