Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Entre o 'tanque' e o 'relógio suíço'. Matheus e Bragança vão à luta

Titularidade tem pertencido ao brasileiro, mas o jovem português tem correspondido quando entra em campo.

Entre o 'tanque' e o 'relógio suíço'. Matheus e Bragança vão à luta
Notícias ao Minuto

07:08 - 18/01/22 por Miguel Simões c/ Carlos Pereira Fernandes

Desporto Sporting

Boas dores de cabeça para Rúben Amorim. A escolha entre Matheus Nunes e Daniel Bragança para o miolo do Sporting tem recaído sobretudo no brasileiro, mas os números dos dois futebolistas mostram que o português começa a ganhar maturidade para ameaçar o lugar do colega de equipa.

Com um número de jogos muito próximo na I Liga, acaba por se verificar uma diferença notória no número de minutos jogados. Matheus Nunes alinhou em 18 jogos e somou 1361 minutos (fruto das 16 titularidades), ao passo que Daniel Bragança registou 439 minutos, com apenas três presenças na equipa inicial dos leões.

Ora, essa acaba por ser a única diferença mais saliente, uma vez que, mesmo com menos minutos, o jovem português aproxima-se de outros números do brasileiro e, em alguns casos, até chega a ultrapassar. Os dois jogadores levam o mesmo número de golos (dois cada um) e Matheus Nunes soma ainda uma assistência, sendo que, só contra o Benfica (1-3), apontou logo um golo e precisamente essa assistência.

É entre a missão ofensiva e a tarefa defensiva que os dois leões assinalam alguma diferença, com os dados a revelarem-nos que Matheus Nunes é mais seguro a defender, mas Daniel Bragança é mais eficiente no passe para desenvolver lances de perigo.

  Matheus Nunes Daniel Bragança
Jogos 18 15
Minutos por jogo 76m 30m
Golos 2 2
Assistências 1 0
Interceções por jogo 2,9 2,1
Precisão de passe 33,8 (84%) 22,2 (91%)
Participação em triunfos (%) 83,3% 86,7%
Cartões amarelos 2 (0,11 por jogo) 3 (0,2 por jogo)
Cartões vermelhos 0 1
Titularidade/Suplente Utilizado 16/2 3/12

Tendo por base o aspeto defensivo, Matheus Nunes apresenta uma média de 2,9 interceções por jogo, contra 2,1 de Daniel Bragança. Além disso, apesar de contar com muito mais minutos em campo, o médio de 23 anos viu apenas dois cartões amarelos, enquanto o colega de equipa já viu três e ainda um cartão vermelho direto, na deslocação do Sporting aos Açores (3-2).

No entanto, se é verdade que Daniel Bragança ainda recorre muito à falta, também não deixa de ser um facto que tem ganho pontos e maturidade na missão ofensiva, revelando uma maior precisão de passe por comparação ao colega de posição (91% contra 84%) e, inclusive, participou em 86,7% dos triunfos dos leões no campeonato, frente aos 83,3% do brasileiro.

Habituados a serem substituídos um pelo outro durante as segundas partes, os dois jogadores já chegaram a cruzar-se em campo por diversas vezes e revelaram bom entendimento nos processos do jogo leonino.

Porém, na hora de lançar um "onze" em campo, Rúben Amorim tem de optar entre os dois e os números não deixam dúvidas: Matheus Nunes tem sido muito mais aposta do técnico de início, mas Daniel Bragança tem conquistado a confiança quando é chamado para entrar em campo, revelando até ter um papel importante no desfecho dos encontros.

Leia Também: Os homens não se medem aos palmos: As notas do Vizela-Sporting

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório