Powered bySolverde
Disclaimer

Ataque ao calendário e à Superliga marcam AG das Ligas Europeias

Os ataques à sobrecarga do calendário futebolístico internacional e ao projeto da Superliga europeia marcaram hoje a 48.ª assembleia geral das Ligas Europeias, a primeira sob a presidência de Pedro Proença, que serviu também para aprovar novos estatutos.

Pedro Proença, Associação de Ligas Europeias

© Liga Portugal

Lusa
26/04/2024 17:07 ‧ 26/04/2024 por Lusa

Desporto

Ligas Europeias

O organismo representativo de 40 ligas e associações profissionais, em 34 países, levantou "preocupações sobre a pressão exercida sobre o futebol nacional pela introdução de novas competições internacionais e o crescimento dramático de jogos internacionais".

As Ligas Europeias manifestaram "deceção com a falta de transparência e consulta formal no processo de tomada de decisões por parte da FIFA", em referência ao alargamento do Mundial de clubes, cuja edição de 2025 contará com a participação de Benfica e FC Porto.

"Juntos, temos de proteger o calendário de jogos das nossas competições com o objetivo de salvaguardar o seu valor desportivo e económico, mas também para proteger a saúde dos nossos jogadores", advertiu Pedro Proença, no discurso de abertura da reunião magna, em Londres.

O presidente da Liga inglesa, Richard Masters, anfitrião do encontro, considerou que se está a atingir o limite e que "os futebolistas se queixam de jogar demasiados jogos": "A Premier League não mudou. O que mudou nos últimos anos foi o futebol internacional".

O organismo liderado pelo dirigente português, que também preside a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, vai trabalhar com UEFA - cujo presidente, o esloveno Aleksander Ceferin, também esteve presente -, a fim de "gerir a transição para um conjunto significativamente alargado de competições continentais, a partir de 2024/25".

A Superliga europeia também esteve na 'mira' de Pedro Proença, que destacou a forma como as Ligas Europeias ajudaram a derrotar a "tentativa de criar uma competição elitista", cujo anúncio, em 18 de abril de 2021, abalou os alicerces na modalidade.

"Juntos, lutámos e derrotámos a Superliga europeia e a tentativa de criar uma competição elitista para o interesse de apenas alguns", disse Pedro Proença, criticando a iniciativa lançada por alguns dos mais importantes clubes de Espanha, Inglaterra e Itália.

A competição, que seria disputada em circuito semifechado e se assumia como concorrente direta da Liga dos Campeões, teria 15 clubes fundadores, apesar de ter sido anunciada por 12: AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham.

A reação enérgica do mundo do futebol e o repúdio dos mais variados quadrantes da sociedade e até dos governos de vários países levaram a que, três dias após o anúncio, perante a oposição dos próprios adeptos, apenas Real Madrid, FC Barcelona e Juventus se mantivessem no projeto.

A assembleia geral das Ligas Europeias foi utilizada também para aprovar alterações estatutárias, resultantes da necessidade de adequação ao novo modelo de governação, e debater o pacote legislativo de combate de branqueamento de capitais, aprovado pelo Parlamento Europeu, que, pela primeira vez, a partir de 2029, abrangerá clubes de futebol.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Diogo Jota

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas