A seleção portuguesa feminina de futebol vai tentar reagir e somar os primeiros pontos na segunda-feira, diante da Itália, para a segunda jornada do Grupo B do Europeu2025, após ter sofrido uma goleada frente à Espanha na estreia.
A equipa comandada por Francisco Neto começou da pior maneira a terceira presença seguida em fases finais de Europeus, ao perder em Berna, na Suíça, com a atual campeã do Mundo, por culpa dos golos de Esther González (dois e 43 minutos) Vicky López (sete), Alexia Putellas (41) e a benfiquista Cristina Martín-Prieto (90+3).
A mais difícil opoente da 'poule', na teoria, já ficou para trás e segue-se agora 13.ª posicionada do 'ranking' Itália, que entrou a ganhar no torneio, ao bater pela margem mínima a Bélgica (1-0).
As 'navegadoras' vão ter pela frente a vice-campeã europeia em 1993 e 1997 e que está na fase final pela 13.ª vez, após ter vencido o Grupo A1 de apuramento, à frente de Países Baixos, Noruega e Finlândia.
Com um grupo assente em jogadoras da Serie A transalpina, a Itália assume a clara intenção de seguir para os 'quartos' e prova disso foi o bom desempenho conseguido no Grupo A4 da Liga das Nações, no qual assegurou a permanência de forma direta, só atrás da Suécia, que seguiu para a 'final four'.
Para o embate em Genebra, agendado para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa), Francisco Neto deve apostar em Patrícia Morais para baliza, ao invés de Inês Pereira, com o trio defensivo a recair em Diana Gomes, Carole Costa e Ana Seiça, que só entrou após o intervalo diante da Espanha, enquanto nas alas devem estar Ana Borges, outra jogadora que começou no banco, e Catarina Amado.
Dolores Silva, suplente contra a 'roja', deve voltar às opções iniciais, ao lado de Tatiana Pinto e Andreia Norton, ao passo que Jéssica Silva e Diana Silva mantêm-se como favoritas a formarem a dupla no ataque, embora Ana Capeta esteja à espreita da titularidade.
Kika Nazareth ficou no banco na estreia, mas é possível que venha a dar o seu contributo durante o desafio.
Mais cedo, a partir das 18:00 locais (17:00 em Lisboa), em Thun, Espanha e Bélgica medem forças no outro jogo da 'poule'.
Na tabela, as espanholas lideram, com três pontos, e as portuguesas são quartas e últimas, a zero, tal como as belgas, terceiras, que perderam por 1-0 com as italianas, segundas, com três.
Leia Também: Portugal 'vergado' na estreia no Euro feminino em jogo recheado de emoção