Pedro Gonçalves vira herói na Madeira e Sporting 'agarra-se' à liderança

Leões venceram, por 4-1, no terreno do Nacional, que colocou-se cedo em vantagem no marcador. Bicampeões nacionais reagiram na etapa complementar, graças a um hattrick de Pedro Gonçalves, que serviu ainda para o golo de Conrad Harder.

Nacional-Sporting

© Reuters

Luis Júnior
23/08/2025 19:57 ‧ há 5 horas por Luis Júnior

Desporto

I Liga

O resultado não espelhou o que aconteceu na Madeira. O Sporting não ganhou para o susto, este sábado, na deslocação ao reduto do Nacional, para a terceira jornada da I Liga. Os leões alcançaram um folgado triunfo, por 4-1, e mantêm, à condição, a liderança da I Liga, na véspera de receber o FC Porto, no primeiro Clássico da temporada.

 

No Estádio da Madeira, os locais causaram surpresa aos 3', com golo de Léo Santos, na sequência de um pontapé de canto.  A estratégia montada por Tiago Margarido sofreu um duro golpe, com a expulsão, por acumulações de amarelos, de Pablo Ruan, ao minuto 37.

Na segunda parte, Pedro Gonçalves calibrou a pontaria e foi o responsável da reviravolta dos bicampeões nacionais, tendo apontado três golos e uma assistência, para a finalização certeira de Conrad Harder.

Filme do jogo

Alvinegros apanharam um leão adormecido

Para esta partida, Rui Borges manteve o mesmo onze que goleou (6-0) o Arouca, na ronda anterior. Do lado dos nacionalistas, Léo Santos aproveitou o castigo de Ulisses para assumir a titularidade no eixo defensivo.

O marcador cedo funcionou. Aos 3', Léo Santos abriu o ativo, na sequência de um canto, pelo corredor esquerdo, cobrado por Liziero, que promete ser um caso sério na questão das bolas paradas.

O guarda-redes Rui Silva ainda tentou evitar a bola dentro da sua baliza, mas o poste teve uma contribuição decisiva no lance. Foi o primeiro golo sofrido pelos leões na presente edição da I Liga.

A resposta leonina surgiu aos 10', também na cobrança de um canto. A defesa contrária afastou o esférico para os pés de Pedro Gonçalves, que tentou colocar a bola junto ao ângulo superior esquerdo. O guardião Lucas França contou com ajuda da barra!

A estratégia dos locais estava bem delineada. Debast e Gonçalo Inácio tinham liberdade na primeira fase de construção, sendo que a pressão aumentava assim que a bola entrava no meio-campo ofensivo. Na meia hora inicial, nota para sete faltas dos alvinegros contra nenhuma dos bicampeões nacionais.

Morita lesionado e Pablo Ruan expulso

Aos 32', Morita solicitou a substituição por motivos físicos, entrando para o seu lugar Kochorashvili. No ataque, Pedro Gonçalves, recuperado de um problema num tornozelo, era o mais irrequieto, mas a pontaria não era a melhor.

O excesso de agressividade dos comandados de Tiago Margarido resultou na expulsão de Pablo Ruan, aos 37', após falta grosseira sobre Kochorashvili à entrada da área. O avançado viu o segundo cartão amarelo pelo juiz da partida, Bruno José Costa, e foi mais cedo para os balneários.

Em vantagem numérica, Ricardo Mangas soltou-se ainda mais no corredor esquerdo e tirou um cruzamento perfeito para a área, ao qual Morten Hjulmand não conseguiu corresponder com a cabeça, no seu jogo 100 de leão ao peito.

Antes do intervalo, uma ocasião flagrante para cada lado. Primeiro, aos 44', Matheus Dias ficou perto do 2-0, com um cabeceamento por cima, depois de mais uma bola parada bem cobrada por Liziero. Na resposta, Pedro Gonçalves voltou a estar perto de marcar, mas valeu um corte providencial de Matheus Dias, com a coxa direita, em cima da linha de golo.

Reação leonina comandada pelo 'maestro' Pedro Gonçalves

Na etapa complementar, Tiago Margarido fez entrar Filipe Soares para o lugar de Labidi. Por sua vez, Rui Borges manifestou confiança no seu onze. A decisão revelou-se acertada, com Pedro Gonçalves, aos 53', a restabelecer a igualdade no marcador, após passe de calcanhar de Luis Suárez dentro da área.

Aos 64', os leões apresentaram mudanças nos laterais, com as entradas de Geovany Quenda e Georgios Vagiannidis. Logo a seguir, o grego assistiu para o golo de Luis Suárez, mas o VAR anulou o lance por posição irregular do camisola 13, ex-Panathinaikos.

A reviravolta apareceu aos 76', com novo golo de Pedro Gonçalves, fruto de um disparo rasteiro à entrada da área. O camisola 8 registou também uma assistência, para a finalização certeira de Conrad Harder (83'). O avançado dinamarquês, de 20 anos, bateu no símbolo do Sporting na altura de celebrar, quando é apontada a sua saída neste mercado de transferências.

Aos 90'+3, Pedro Gonçalves assinou o hattrick, com o seu movimento característico: um passe para o fundo das redes.

O Sporting conquistou o terceiro triunfo consecutivo em outras tantas jornadas da I Liga e lidera a prova a par do Moreirense, em desvantagem no número de golos marcados e sofridos.

Leia Também: Supersónico Schettine vira 'pesadelo' e Vitória SC perde dérbi minhoto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Victoria Beckham

Filha de Victoria Beckham segue passos da mãe... na maquilhagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting39
2Moreirense39
3Sp. Braga26
4FC Porto26
5Benfica26
6Famalicão26
7Arouca34
8Casa Pia23
9Gil Vicente23
10Vitória SC33
11Rio Ave22
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional31
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela30
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

carros elétricos

"Sobrevivência" é "o mais importante" para a chinesa Nio

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas