Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Pepe e Moutinho somam jogo 18 em Europeus e são segundos do 'ranking'

Os internacionais portugueses Pepe e João Moutinho colocaram-se hoje no segundo lugar da lista dos futebolistas com mais jogos em fases finais do Europeu, a par do alemão Bastian Schweinsteiger e apenas atrás do líder Cristiano Ronaldo.

Pepe e Moutinho somam jogo 18 em Europeus e são segundos do 'ranking'
Notícias ao Minuto

20:00 - 23/06/21 por Lusa

Desporto Euro'2020

Ao começarem no 'onze' luso o jogo com a França, em Budapeste, para a terceira jornada do Grupo F do Euro2020, Pepe, de 38 anos, e Moutinho, de 34, passam a contabilizar 18 encontros, como o ex-médio germânico.

Pepe e Moutinho já tinham estado nos dois primeiros encontros lusos na prova, o central sempre como titular e o médio como suplente utilizado.

Por seu lado, Cristiano Ronaldo, que foi titular e marcou face à Hungria (dois golos) e à Alemanha (um), cumpre face aos gauleses o seu 24.º encontro.

O central do FC Porto e o médio do Wolverthampton -- que, ao contrário de Ronaldo, não estiveram no Euro2004, realizado em Portugal - estrearam-se no Euro 2008 e, desde então, só falharam, cada qual, um encontro de Portugal.

Pepe não defrontou o País de Gales (2-0) nas meias-finais do Euro2016, devido a castigo, enquanto Moutinho foi suplente no embate dos 'oitavos' da mesma competição, face à Croácia (1-0, após prolongamento).

Com o 18.º jogo, os dois jogadores lusos retiraram para fora do pódio o guarda-redes Gianluigi Buffon, que ainda está em atividade, mas não foi convocado para o Euro2020 e 'tombou' para o quinto posto, com 17 jogos.

Pepe e Moutinho já não podem, agora, subir mais, já que, pela frente, só têm o 'omnipresente' Cristiano Ronaldo, que começou em 2004 e, desde aí, só faltou a um mísero jogo da formação das 'quinas', face à Suíça (0-2), no terceiro jogo da fase de grupos do Euro2008, com Portugal já nos 'quartos'.

Ronaldo, único jogador da história que disputou jogos em cinco fases finais e líder isolado da lista dos marcadores, com 12 tentos, disputou seis jogos em 2004, três em 2008, cinco em 2012, sete em 2016 e, agora, três em 2020.

Leia Também: Duelo de gigantes entre Portugal e França exige... Astérix e Obélix

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório