Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Qualquer dia tenho de levar polícia de choque quando vou ao Dragão"

Líder do Benfica teceu várias críticas.

"Qualquer dia tenho de levar polícia de choque quando vou ao Dragão"
Notícias ao Minuto

20:42 - 10/02/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Luís Filipe Vieira

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, falou aos jornalistas esta segunda-feira para comentar o ambiente tenso que se vive no futebol português após o Clássico no Dragão registado no passado sábado. O líder encarnado relatou aquilo que se viveu no sábado, respondeu a Luciano Gonçalves e abordou os lances polémicos do jogo com o FC Porto, antes de seguir viagem com a comitiva encarnada para o norte do país. 

Famalicão: "É mais um jogo bastante difícil. Ao contrário do que as pessoas dizem, há bastante competitividade. É um jogo em que iremos respeitar o Famalicão. O único resultado possível é a vitória e o Benfica vai querer ganhar." 

Clássico: "O Benfica fez um comunicado. É bem elucidativo daquilo que entendeu escrever e dizer. Não temos mais comentários a fazer. Compete à Liga e FPF saberem o que querem do futebol. Principalmente do Governo, que não se continue a demitir. Qual o fenómeno que se passa hoje no futebol?  O Benfica tem dado o exemplo de como encara esta indústria. Toda a gente sabe que o projeto do Benfica é elogiado pela Europa fora. Os seus profissionais são elogiados. O Benfica tem resultados desportivos, contas consolidadas e vive uma boa situação financeira. O Benfica não serve para estas guerrilhas que constantemente há no futebol. O próprio governo não pode continuar a demitir-se daquilo que se passa no futebol, nomeadamente com aquilo que vamos assistindo fora e dentro de campo." 

"Quando se chega a uma desconfiança generalizada, que se penduram árbitros e jogadores numa forca. Se é o Benfica e FC Porto envolvidos, por que não haver árbitros estrangeiros? Não é porque não acreditemos em A, B ou C. Eu acho é que tem de se acabar com esta suspeição toda. Se vierem árbitros estrangeiros e não estão conectados nem com o Benfica nem com o FC Porto. Podem errar como todos erram, há aqueles que são mais descarados e outros menos descarados. Vou dar um exemplo: imaginemos que o penálti que foi marcado contra o Benfica era marcado contra o FC Porto. Acham que a pastelaria do senhor Artur Soares Dias hoje estava aberta no Porto? Não estava de certeza absoluta. É este o ambiente do futebol. Qualquer dia tenho de levar polícia de choque quando vou ao Dragão jogar. É impensável para mim que as estradas do Porto sejam obstruídas só para passar o autocarro do Benfica. Há qualquer coisa de errada nisto. Isto é uma indústria que dá uma visibilidade muito grande a Portugal. Todos nós temos de por a mão na consciência. O que andamos aqui a fazer? Não é o problema de ganhar ou não ganhar. Toda a gente reconhece que o Benfica é o clube mais bem posicionado por tudo. É o clube mais bem organizado, é o que tem melhores infraestruturas, que vive melhor situação financeira e é o que ganha mais. Eu não posso continuar a ter de viver nos anos 80 ou 90." 

Árbitros estrangeiros: "Ontem o que eu vi com os meus olhos é que há dois jogadores que não podem continuar em campo e há um penálti que não existe. E há um tratamento de cartões amarelos para os nossos jogadores e para os outros não houve o mesmo tratamento. Esta dualidade de critérios é flagrante. O Benfica não está a perseguir ninguém. O que o Benfica fez foi emitir um comunicar para alertar para o que se está a passar. Ontem, mandei uma mensagem ao presidente da APAF. Sei a mensagem que lhe mandei e sei a mensagem que ele me enviou. Desafio-o a publicar a minha mensagem e a resposta que ele me deu."

Dirigentes estrangeiros em Portugal: "Já agora, quando ele diz que quer dirigentes estrangeiros não se deve estar a dirigir a mim. O meu passado no futebol está bem visível no Alverca e no Benfica. Deixei um passado que deixa orgulhoso. Ele [Luciano Gonçalves] quando sair deixa um banho de nada, de mentiras." 

Ambiente tenso mancha futebol português: "Temos os melhores treinadores do mundo, o melhor jogador do mundo e somos campeões europeus. Isto só acontece porque tanto a FPF como a Liga não se impõe. E o próprio Governo até hoje tem se demitido do futebol. É tudo muito bonito, mas está-se a demitir. Algum dirigente vai resolver problemas de segurança? Toda a gente sabe o que se passou no Porto. Pendurar um árbitro e um jogador enforcados, o que isto quer dizer? Chegar ao balneário e ver as paredes cheias de óleo... As verdades têm de ser ditas. Eu não vou esquecer que, para nos combater profissionalmente, foram pela via do crime. Nunca vou esquecer isto e a justiça irá julgar e ver quem tem razão."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório