Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Gonçalo Ribeiro Telles é hoje homenageado pela Gulbenkian

O arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles vai ser homenageado hoje pela Fundação Calouste Gulbenkian, na inauguração de um centro interpretativo do jardim desta instituição, em Lisboa, com o seu nome.

Gonçalo Ribeiro Telles é hoje homenageado pela Gulbenkian
Notícias ao Minuto

06:12 - 19/07/13 por Lusa

Cultura Aquitecto

De acordo com a Fundação Gulbenkian, a homenagem irá decorrer depois da sessão de entrega do Prémio Calouste Gulbenkian 2013 à Biblioteca de Alexandria e ao seu diretor, Ismail Serageldin, galardoado nesta segunda edição do prémio, no valor de 250 mil euros.

A cerimónia da entrega do galardão, prevista para as 18:00 de hoje, na sede da Gulbenkian, em Lisboa, vai contar com Ismail Serageldin, da Biblioteca de Alexandria, Jorge Sampaio, presidente do júri do Prémio Calouste Gulbenkian, e o presidente da Fundação, Artur Santos Silva.

Em seguida, na mesma sessão, será homenageado Gonçalo Ribeiro Telles, 91 anos, que também estará presente, assim como a presidente da Federação Internacional dos Arquitetos Paisagistas (International Federation of Landscape Architects, IFLA, segundo a designação original), Désirée Martínez.

No Centro Interpretativo que a Gulbenkian vai inaugurar no jardim, batizado com o nome do arquiteto, será possível conhecer a origem, a flora e a fauna daquele espaço verde (Prémio Valmor 1975) desenhado por Gonçalo Ribeiro Telles e por António Viana Barreto.

O arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles foi distinguido em abril deste ano com o "Nobel" da Arquitetura Paisagista, o Prémio Sir Geoffrey Jellicoe, atribuído em Auckland, na Nova Zelândia, pelo IFLA, durante o congresso mundial dos arquitetos paisagistas.

Gonçalo Pereira Ribeiro Telles, nascido em Lisboa, a 25 de maio de 1922, licenciou-se em Engenharia Agrónoma e formou-se em Arquitetura Paisagista, no Instituto Superior de Agronomia, na capital do país.

São da autoria de Gonçalo Ribeiro Telles, entre outros projetos, o Corredor Verde de Monsanto e a integração da zona ribeirinha oriental e ocidental, na Estrutura Verde Principal de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório