Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Óscar de melhor filme estrangeiro para 'Roma' de Alfonso Cuarón

O Óscar de melhor filme estrangeiro foi hoje entregue a 'Roma', do realizador mexicano Alfonso Cuarón, na 91.ª edição dos prémios da Academia de Hollywood.

Óscar de melhor filme estrangeiro para 'Roma' de Alfonso Cuarón
Notícias ao Minuto

02:25 - 25/02/19 por Lusa

Cultura 91ª edição

O filme do realizador mexicano Alfonso Cuarón, que venceu o Leão de Ouro do festival de Veneza, está também nomeado para melhor filme. Esta é a primeira vez que uma produção da plataforma Netflix foi nomeada para os principais Óscares.

'Roma' já conquistou o Óscar de melhor fotografia e, entre as dez nomeações que conseguiu, está também a de melhor realização, melhor atriz e a de melhor argumento original.

O filme de Cuarón superou as nomeações de 'Cafernaum', de Nadine Labaki (Líbano), 'Guerra Fria', de Pawel Pawlikowski (Polónia), 'Nunca deixes de olhar', de Florian Henckel von Donnersmarck (Alemanha), e 'Shoplifters - Uma família de pequenos ladrões', de Hirokazu Koreeda (Japão).

O prémio foi anunciado pelos atores Angela Bassett e Javier Barden que, na declaração inicial, em espanhol, recusou a existência de muros e fronteiras no âmbito da criação artística.

A atriz Maya Rudolph já abrira a cerimónia afirmando que 'esta noite não há apresentador, não há Óscar para o filme popular e o México não vai pagar o muro'.

As atrizes Maya Rudolph, Tina Fey e Amy Poehler anunciaram o primeiro Óscar da noite, o de melhor atriz secundária, atribuído a Regina King, pelo desempenho em 'Se esta rua falasse'.

O filme 'Bohemian Rhapsody' conquistou até agora três Óscares: melhor montagem, melhor montagem de som e melhor mistura de som.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório