Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

João Nicolau e João Pedro Rodrigues premiados no Brasil

O filme "O corpo de Afonso", de João Pedro Rodrigues, foi eleito a melhor curta-metragem do festival Janela Internacional de Cinema do Recife (Brasil), que terminou no domingo e que distinguiu ainda "Gambozinos", de João Nicolau.

João Nicolau e João Pedro Rodrigues premiados no Brasil
Notícias ao Minuto

13:57 - 21/10/13 por Lusa

Cultura Curta-metragem

O júri decidiu premiar o filme de João Pedro Rodrigues por "subverter de maneira radical a história de Portugal, pela maneira com que os corpos são filmados", "pelas arriscadas apostas estéticas e a frontalidade com o qual é encarada a crise europeia, tanto económica quanto de valores", revelou a organização.

"O corpo de Afonso", que tem como ponto de partida a fascinação pelo corpo do primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques, foi produzido por Guimarães - Capital Europeia da Cultura 2012 e já foi exibido em Locarno (Suíça), Toronto, Nova Iorque e Busan (Coreia do Sul).

Na sexta edição, o festival do Recife decidiu ainda distinguir a curta-metragem "Gambozinos", de João Nicolau, com o prémio de melhor imagem, "pela maneira simples e forte como constroi uma fantasia".

"Gambozinos", cuja história se centra num rapaz de dez anos numa colónia de férias, recebeu em maio o prémio de melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores, em Cannes, e teve estreia comercial em Portugal na semana passada.

O festival Janela Internacional de Cinema do Recife terminou no domingo com um total de 15 mil espectadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório