Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cantinas escolares abrem em agosto para ajudar crianças

Programas de férias organizados pelas autarquias mantêm refeitórios escolares abertos para alimentar centenas de crianças.

Cantinas escolares abrem em agosto para ajudar crianças
Notícias ao Minuto

07:42 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

País Programa

As férias não acabam com as necessidades das crianças mais desfavorecidas e a pensar nisso muitas escolas decidiram manter abertas as suas cantinas durante os meses de verão para apoiar estas famílias.

O Jornal de Notícias indica que, em grande parte graças aos programas de férias promovidos pelas autarquias locais, são muitas as escolas que mantêm os seus refeitórios abertos e a servir almoços para as crianças mais desfavorecidas, que participam nestas iniciativas. Contudo, são também muitas as crianças que não passando por dificuldades também usufruem dos descontos na alimentação proporcionados.

Em Gaia, por exemplo, o programa de férias Gai@prende+, em funcionamento em 21 polos, exigiu um investimento de 100 mil euros com 1.200 refeições diárias para as crianças mais carenciadas. As restantes pagam o mesmo que durante o ano letivo: 65 cêntimos para o escalão B da Ação Social e 1.35 euros se não tiverem escalão atribuído.

O programa funciona até no mês de agosto, há semelhança do que acontece noutras partes do país onde as cantinas estão abertas até ao início do próximo ano letivo.

Matosinhos, Maia e Gondomar fecham as portas em agosto, mas no último mês proporcionaram refeições a centenas de alunos.

Os programas de ocupação de tempos livres organizados pelas câmaras são uma mais-valia para as famílias não só pela garantia de qualidade das atividades propostas bem como pelos baixos custos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório