Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Combate ao desperdício alimentar a partir de 5.ª feira

A estratégia de combater o desperdício alimentar formalizada no ano passado tem a partir de quinta-feira mais 10 novos parceiros, anunciou a secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar.

Combate ao desperdício alimentar a partir de 5.ª feira
Notícias ao Minuto

16:50 - 19/05/15 por Lusa

País Parceiros

Os novos parceiros do "Desperdício Alimentar -- Um compromisso de todos!" são associações ligadas à luta contra o desperdício alimentar mas também a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a Associação Portuguesa de Nutricionistas, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, a Confederação do Turismo Português ou a Fundação Oriente.

Todos vão assumir a prioridade de educar, informar, sensibilizar, responsabilizar, agilizar e regular no combate ao desperdício alimentar.

"O interesse manifestado em assinar este compromisso demonstra que estas entidades se reveem nos seus princípios e reconhecem a importância e a urgência de reduzir o desperdício alimentar e consideram que o envolvimento organizado, estruturado, coordenado e comprometido de todos, contribuirá para o sucesso desta estratégia conjunta rumo ao desperdício zero", diz a secretaria de Estado em comunicado.

O compromisso sobre desperdício alimentar foi apresentado e assinado por diversas entidades em 2014, no Dia Mundial da Alimentação.

Nele se citava a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para dizer que em 2050 a população mundial deve rondar os nove mil milhões, o que obrigará a aumentar a produção de alimentos em 70 por cento.

Num mundo onde um sexto da população passa fome, em 2012, a nível mundial, cada habitante desperdiçava em média 300 quilos de alimentos. E no ano seguinte o total de alimentos desperdiçados representava cerca de 30 por cento da superfície agrícola útil mundial, segundo o documento assinado na altura.

A nível da Europa, estima-se que se desperdice entre 30 a 50 por cento dos alimentos ao longo da cadeia alimentar até chegar ao consumidor, representando uma perda anual de 89 milhões de toneladas na União Europeia, o equivalente a 179 quilos por habitante.

Em Portugal o desperdício calculado é de 17 por ceno da produção, um milhão de toneladas.

A cerimónia de assinatura do "Compromisso" decorre no Centro de Congressos de Lisboa, no âmbito da sessão de abertura do XIV Congresso de Nutrição e Alimentação.

Durante dois dias, o Congresso "vai" discutir temas como alimentação saudável, a literacia alimentar, o futuro da nutrição, a cafeína e a neuroprotecção, o consumo do iogurte, a obesidade ou os novos consumos alimentares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório