Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Chefe separatista pró-russo morto em atentado no leste

Um chefe dos separatistas pró-russos que controlam parte do leste da Ucrânia foi hoje morto com outros combatentes no ataque armado contra a sua viatura, anunciaram as autoridades rebeldes.

Chefe separatista pró-russo morto em atentado no leste
Notícias ao Minuto

23:03 - 23/05/15 por Lusa

Mundo Ucrânia

Alexei Mozgovoi, comandante de um batalhão da polícia da autoproclamada República Popular de Lugansk (LNR) "foi morto, a informação está confirmada", indicou o serviço de imprensa do Ministério da Defesa da LNR.

"Foi aberta uma caça contra os dirigentes da nossa república", acrescentou a mesma fonte.

O chefe separatista viajava perto da localidade de Altchevsk, a cerca de 40 quilómetros de Lugansk, quando o seu veículo foi atacado a meio da tarde, precisou a agência oficial da LNR.

"Os dados preliminares indicam que o automóvel onde seguia Mozgovoi foi atingido por um engenho explosivo e depois por disparos de metralhadora", adiantou a agência.

"No total, há sete mortos", declarou o procurador-geral adjunto da LNR, Serguei Gorenko, em conferência de imprensa transmitida pelos media russos.

"Uma das versões em estudo é a de uma ação de um grupo de espionagem e sabotagem", acrescentou.

Alexei Mozgovoi era conhecido por ter dirigido o batalhão rebelde Prizrak (Fantasma), que se envolveu em alguns dos combates mais acérrimos do conflito que provocou mais de 6.200 mortos durante cerca de um ano.

Em dezembro o seu nome foi incluído na lista de pessoas sancionadas pelos Estados Unidos, devido ao seu envolvimento na crise ucraniana.

Um os dirigentes da república separatista vizinha de Donetsk, Andrei Purguine, apelou a um inquérito "muito rápido". "A Ucrânia vai aproveitar (...) para deitar gasolina no fogo", declarou, citado pelas agências russas.

Em 12 de fevereiro foi assinado em Minsk um segundo acordo de cessar-fogo, que está a ser globalmente respeitado após a sua entrada em vigor três dias depois.

No entanto, a trégua permanece frágil, com registos de combates esporádicos em diversas regiões do leste.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório