Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

China intensifica combate à corrupção de funcionários fugidos

As autoridades chinesas decidiram intensificar a busca internacional de alegados funcionários corruptos fugidos no exterior com uma nova operação denominada "Sky Net" com a qual pretendem bloquear os canais financeiros, revelou a imprensa oficial.

China intensifica combate à corrupção de funcionários fugidos
Notícias ao Minuto

06:38 - 27/03/15 por Lusa

Mundo Sky Net

O "Sky Net" pretende ir mais além que a campanha "Caça do Zorro" encetada pela polícia nacional em 2014 e com a coordenação de vários organismos do país para a "atacar" os corruptos e seus auxiliares, assinala a agência oficial chinesa, Xinhua.

A iniciativa, que junta organismos como o Ministério Público, Banco Central, Comité Central do Partido Comunista e Ministério da Segurança Pública, tem como alvos os bancos clandestinos, companhias no exterior e indivíduos que falsifiquem licenças, passaportes e outros documentos e cada um dos organismos envolvidos terá uma missão.

Por outro lado, os departamentos e organismos envolvidos visam também os que ajudam a transferir fundos para o exterior de forma ilícita e irão procurar "cortar" ou "limitar" os canais financeiros dos alegados corruptos em fuga.

"Os bancos clandestinos e as empresas registadas em paraísos fiscais são cúmplices", explicou Zhuang Deshui, perito em anticorrupção, ao jornal South China Morning Post, que se publica em língua inglesa em Hong Kong.

O lançamento da campanha acontece depois de ter sido conhecido esta semana que o Governo chinês enviou para os Estado Unidos uma lista "prioritária" de nomes de funcionários que, alegadamente, cometeram delitos de corrupção e se acredita tenham fugido para solo norte-americano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório