Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Truques para reduzir até 30% a ingestão de açúcar

Se quer ou precisa de reduzir a sua ingestão de açúcar, estes truques vão ajudar.

Truques para reduzir até 30% a ingestão de açúcar
Notícias ao Minuto

09:11 - 12/02/16 por Vânia Marinho com Elsa Pereira

Lifestyle Alimentação

O açúcar é um dos ‘demónios’ alimentares dos tempos que correm. E são inúmeros os estudos que salientam os efeitos nefastos que os açúcares adicionados e o seu consumo excessivo podem ter no nosso corpo e saúde.

Como nem sempre é fácil arranjar alternativas para consumir menos açúcar, o Daily Mail falou com a nutricionista Helen Money, que revelou dez truques úteis para conseguir reduzir até 30% o seu consumo de açúcar:

1. Troque os cereais de pequeno-almoço açucarados por papas de aveia sem açúcar com um punhado de passas, frutos secos ou fruta fresca – cerca de menos 30% de açúcar.

2. Troque os refrigerantes por água ou bebidas sem açúcar – consumirá cerca de menos 10g de açúcar por bebida.

3. Quando faz batidos use fruta fresca em vez de pós de sabor.

4. Ao pequeno-almoço coma uma tosta ou torrada com marmelada ou manteiga de amendoim em vez de geleia ou mel – consumirá menos de 10g aproximadamente.

5. Esteja atento aos açúcares ‘escondidos’. As sopas pré-prontas, comida takeaway, pizza, alimentos processados como fiambre ou salsichas e até o ketchup têm açúcar.  

6. Faça um gráfico do açúcar. Ir monitorizando o açúcar que consome ao longo do dia vai ajudá-lo a perceber a dimensão desse consumo e onde é que pode ‘cortar’.

7. Coma regularmente. Comer várias vezes ao dia ajuda a manter os níveis d açúcar no sangue equilibrados. Evitando também os ‘desejos’ de comer doces.

8. Corte o açúcar que usa quando faz doces. Quando prepara bolos pode substituir o açúcar em parte ou totalmente ao usar baunilha, laranja, extrato de limão, gengibre, canela ou noz moscada.

9. Esteja atento aos rótulos. Muitos alimentos processados que contêm açúcares adicionados (o verdadeiro perigo para a nossa dieta e saúde) listam-nos nos rótulos como hidratos de carbono ou amido por exemplo. Esteja atento à lista de ingredientes.

10. Com vontade de comer algo doce? Beba algo quente. Beber algo quente e saboroso pode desviar a atenção do seu cérebro quando lhe apetece muito comer algo doce, explica a nutricionista. Beba um chá de que gosta (e nada de adicionar açúcar).

Eis nove boas razões para consumir menos açúcar (além do peso)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório