Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Já a ingerimos há anos e pode ser muito benéfica para a saúde

Estudo sugere que a cevada poderá diminuir risco de diabetes, de doenças cardiovasculares e até de obesidade.

Já a ingerimos há anos e pode ser muito benéfica para a saúde
Notícias ao Minuto

20:41 - 11/02/16 por Vânia Marinho com Ana Lemos

Lifestyle Estudo

Incrivelmente versátil, a cevada já está inserida na nossa alimentação há centenas de anos. Um novo estudo sugere que pode ser o ‘novo’ superalimento.

Um grupo de investigadores  da Lund University, na Suécia, revelou que o ‘super grão’ pode melhorar a saúde rapidamente ao reduzir o apetite das pessoas e o seu risco de doenças cardiovasculares.

Anne Nilsson, professor no Food for Health Science Centre e uma das investigadoras envolvidas no estudo disse: “é surpreendente e promissor que escolher a combinação certa de fibras dietéticas possa - num curto período de tempo - gerar benefícios para a saúde tão notáveis” , cita o Express britânico.

Estes benefícios ocorrem quando a cevada chega ao intestino e incentiva a libertação de bactérias boas e hormonas importantes.

O estudo analisou participantes de meia-idade saudáveis que comiam pão maioritariamente feito de grãos de cevada durante três dias – ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar.

Os investigadores notaram numa análise feita cerca de 11 a 14 horas após a última refeição do dia, que os voluntários tinham os níveis de açúcar no sangue e de insulina mais baixos, a sensibilidade à insulina estava maior e o controlo de apetite também. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório