Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Estatina aumenta agressividade nas mulheres

O uso de Estatina para reduzir o colesterol apresenta efeitos colaterais diferentes entre homens e mulheres.

Estatina aumenta agressividade nas mulheres
Notícias ao Minuto

09:30 - 03/07/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Um recente estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, indica que o consumo de Estatina – presente em fármacos para reduzir o colesterol – aumenta a agressividade das mulheres.

De acordo com a investigação, o efeito desta substância é, porém, contrária nos homens, que se tornam mais calmos.

Publicado na revista PLOS ONE, o estudo norte-americano contou com a participação de mil homens e mulheres, distribuídos aleatoriamente em grupos. Cada uma dos grupos recebeu, durante seis meses, medicamentos com sinvastatina, pravastatina e um placebo, diz o site Medical News Today.

Depois de analisarem os níveis de testosterona e a qualidade do sono de cada participante, os investigadores contabilizaram os atos agressivos ocorridos durante o período de teste. Aqui, incluíram agressões contra terceiros, autoagressões e danificação de objetos.

Beatrice Golomb, mentora do estudo, veio com a investigação comprovar algo que a ciência já suspeitava: o efeito da Estatina no comportamento humano. No caso das mulheres, a pesquisa detetou um aumento da agressividade como resultado do uso do medicamento. No que toca aos homens, o fármaco funcionou como uma espécie de calmante.

Contudo, Golomb não quis fazer da sua investigação uma certeza científica. “Os dados frisam a constatação de que as Estatinas não afetam todas as pessoas igualmente - os efeitos diferem em gênero e faixa etária", disse, alertando para a necessidade de novos e mais aprofundados estudos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório